Cidadeverde.com

Seminário faz alerta sobre os malefícios do trabalho infantil

Imprimir

Iniciou na manhã desta terça-feira (7) o I Seminário Piauiense de Enfrentamento ao Trabalho Infantil (SEPIETI), promovido pelo Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil (FETI), com apoio da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS). Profissionais da assistência social e cidadania, saúde, educação e fiscalização do trabalho estão presentes no evento, que ocorre no Centro de Formação Odilon Nunes e segue com programação até o final da tarde de hoje.

Durante a solenidade de abertura, a secretária Mauricéia Carneiro reforçou o compromisso da Prefeitura de Teresina com a luta pela erradicação do trabalho infantil. “A Prefeitura abraça essa causa com todo o apoio que for necessário. Os malefícios causados pelo trabalho infantil são inúmeros e comprometem o futuro de gerações inteiras. Por isso, enquanto política socioassistencial, estamos atentos, vigilantes e queremos reverter essa situação”, pontuou.

Presente ao evento, a superintendente regional do Trabalho, Paula Mazullo, fez um alerta. “Indícios recentes apontam que já, em todo o Piauí, cerca de 200 mil crianças e adolescentes em situação irregular de trabalho. É um número alarmante, que deve nos impulsionar ao combate, uma vez que temos, com essa situação, duas degradações: a da criança, que tem sua infância comprometida e um futuro incerto, e a do próprio trabalho, que perde possibilidades de avanços”, disse.

O I Seminário Piauiense de Enfrentamento ao Trabalho Infantil (SEPIETI) tabalha o tema: “O trabalho Infantil na Cadeia Produtiva: as marcas de um processo destruindo a infância”. O evento também marca o calendário de atividades da Campanha “Ocupação de criança é ser criança”, da SEMTCAS, e faz alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que será lembrado no próximo dia 12, domingo.

“A gente espera que seja, de fato, um momento enriquecedor para a luta contra o trabalho infantil, estabelecendo ações estratégicas com a Prefeitura e o Estado, nos aliando, também, às diversas instituições e profissionais”, disse Villar Neto, técnico de referência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em Teresina.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais