Cidadeverde.com

Ex-dependentes químicos irão às escolas dar testemunho sobre as drogas

Imprimir
  • d3922568-fafc-43ff-8295-74be10bcef50.jpg Thiago Amaral
  • aad6c969-40c0-4d0a-b0d4-92ac4ce8adf9.jpg Thiago Amaral
  • aa52ac6f-b50a-4412-9c8d-25fe50d208f6.jpg Thiago Amaral
  • 76e17ebc-ee79-42a7-a7e0-14d8964ea0d0.jpg Thiago Amaral
  • 7b99f6b0-07dd-4c3c-9591-dcfd85d4b2ec.jpg Thiago Amaral

O programa Testemunho Vivo que será desenvolvido nas escolas públicas para prevevir o uso de drogas foi lançado nesta segunda-feira(13). O programa, idealizado pelo delegado Samuel Silveira (PSDB), busca levar informações sobre os perigos do mundo das drogas aos estudantes. A atividade será executada pela comunidade terapêutica Fazenda da Paz em parceria com Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc). 

"A ação visa aperfeiçoar a prevenção ao uso de drogas. O 'Testemunho Vivo' faz com que a própria pessoa que passou pela dependência conte a sua própria história de vida para impactar ainda mais. Há anos esse programa estava sendo elaborado e a Seduc está de parabéns por abraçar Essa ação", disse Samuel Silveira. 

A secretária de educação, Rejane Dias, representou o governador Wellington Dias. O evento também contou com a presença da senadora Regina Sousa (PT). 

"“A nossa grande preocupação é de como nós vamos trabalhar essa temática das drogas que, infelizmente, está nas nossas escolas. E chega causando violência. A nossa expectativa é dar tranquilidade aos nossos alunos e aos professores. Acredito que com esse programa, de estar ministrando palestras e o testemunho de pessoas que já foram usuário de drogas, deixaremos claro o quanto é nocivo e destrutivo a dependência química”, disse a secretária Rejane Dias. 

O evento de lançamento ocorreu no Colégio Estadual Zacarias de Góis (Liceu Piauiense), localizado no Centro de Teresina. As atividades do programa serão realizadas com aulas e palestras sobre prevenção de drogas nas escolas, pois é um ambiente com grande presença de adolescentes e, nesta época da vida, a fase de descobertas pode influenciar o uso de entorpecentes.

A curiosidade pode levar do experimento à dependência química dessas substâncias, que provocam alterações físicas e psíquicas em uma pessoa. As drogas mais conhecidas são bebidas alcoólicas, cigarro, ecstasy, LSD, cocaína, crack, heroína, lança-perfume e cola de sapateiro. 

Renato Neres será um dos "Testemunhos" no programa 

Essa curiosidade fez com que Renato Neres, de 28 anos, entrasse no mundo das drogas aos 8 anos de idade. A família e a escola, que deveriam barrar o acesso ao entorpecente e as bebidas alcoólicas, facilitou a dependência química. Limpo a 13 anos, Renato será um dos testemunhos do programa. Ele, que passou quatro anos na Fazenda da Paz, hoje luta para que outros adolescente não Viviam no mundo das drogas. 

"O projeto é  para o contexto social. Além da parte técnica, com o acompanhamento de profissionais especializados, os estudantes vão ter contato com quem viveu a problemática. Eu entrei na dependência com 8 anos, e tive a influência dos meus pais, não que eles imaginavam que eu iria me tornar o que me tornei, mas eu aprendi a beber com meus pais e a fumar com minha mãe. Na escola, tive contato com pessoa dependentes da substância, e isso ajudou a me tornar dependente".

Fazenda da Paz

A Fazenda da Paz é uma instituição sem fins lucrativos, reconhecida como Utilidade Pública, Estadual e Federal, que acolhe dependentes químicos e atendimento aos seus familiares. Atuando há 22 anos como comunidade terapêutica, de forma gratuita, a instituição trabalha com atividades inclusivas e disciplina por meio do programa dos 12 passos dos Alcoólicos e Narcóticos Anônimos. Além do Programa Terapêutico, são ofertados cursos profissionalizantes.

 

Carlienne Carpaso
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais