Cidadeverde.com

"Lua em Concerto" faz homenagem a Luiz Gonzaga com mistura do erudito e popular

Imprimir

Um show em homenagem a Luiz Gonzaga marca em Teresina os 200 anos do Banco do Brasil, cujo aniversário é celebrado em todo o país em 2008 pela programação do Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante. Lua em Concerto ? Uma Olhar Erudito sobre a Obra de Luiz Gonzaga acontece no dia 21 de agosto, no Theatro 4 de setembro (Complexo Theatro 4 de Setembro ? Clube dos Diários), e reúne, sob a direção de Turíbio Santos, os músicos Nonato Luiz e Oswaldinho do Acordeon, acompanhados do soprano Carol MacDavit e de dois percursionistas.
 
A apresentação mescla elementos nordestinos e clássicos, o erudito e o popular em processo de fusão e não de choque. O xote aproxima-se do jazz, o baião flerta com a música barroca, o xaxado muda de roupagem. Resulta dessas misturas inusitadas uma alquimia de sons, composta de influências de diferentes matrizes culturais e sonoras, mas sem abandonar o vínculo com as raízes nordestinas.
 
Os violões imitam a sanfona com virtuosismo. Zabumba e triângulo são reciclados e se transformam num leque extenso de instrumentos percussivos. O soprano celebra a poesia simples, mas nem por isso menos forte.
 
Teresina também receberá outras atrações do CCBB Itinerante. Entre os 19 e 24 de agosto, acontece a mostra Entre o Drama e a Comédia, com filmes dos diretores Woody Allen e Pedro Almodóvar. De 19 a 23, será realizada a exposição A História da Moeda com réplicas de moedas e cédulas de diferentes momentos históricos e econômicos.
 
De 20 a 23 de agosto, é a vez da oficina Foto em Pauta, com aulas teóricas e práticas de fotografia. Nos dias 21 e 22, a oficina é de leitura, com destaque para a obra do poeta e historiador Alberto da Costa e Silva, que terá trechos de seus livros lidos pela atriz Cássia Kiss. Complementa a programação o Seminário de Produção Cultural, no dia 21, que instrui sobre a formatação de projetos para os CCBBs e para o CCBB Itinerante.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: