Cidadeverde.com

Governo e instituições discutem andamento projeto Viva o Semiárido

Imprimir

O projeto Viva o Semiárido reúne esforços de cinco secretarias de Estado e de institutos internacionais em prol de reduzir a pobreza da população rural de homens, mulheres e jovens que vivem na região do semiárido piauiense. Com essa preocupação, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) sediou na tarde desta quinta-feira (16), uma reunião com o intuito de delegar funções de cada instituição e de acertar detalhes para o acolhimento da missão do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), que vem ao Piauí na próxima semana.

Presentes ao encontro, a secretária da Educação, Rejane Dias, os secretários de Desenvolvimento Rural, Francisco Lima, de Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías e representantes do Emater, Sefaz, Seplan e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Cada instituição trouxe informações sobre o andamento das ações em cada eixo de desenvolvimento, que compreende Desenvolvimento Produtivo; Desenvolvimento Social e Humano; Fortalecimento Institucional e Unidade Gestora do Projeto. O Viva o Semiárido pretende investir R$ 120 milhões no estado.

Rejane Dias revela que esse é um projeto grandioso, contando com o comprometimento da Seduc e do Governo do Estado no combate à pobreza a partir da educação e do desenvolvimento sustentável, através dos arranjos produtivos. “Pretendemos formar cerca de 1.500 professores em todo o Piauí, para que eles trabalhem a educação contextualizada com o semiárido. A meta é que 12 mil estudantes sejam beneficiados em 46 municípios. Esse projeto é grandioso, pois se estende por outras áreas além da educação”, relata a secretária.

A partir da próxima segunda-feira (20) a missão do FIDA visita a Seduc e as outras secretarias com o objetivo de acompanhar a execução do projeto, ajudar na melhor compreensão do Viva o Semiárido e na definição de encaminhamentos pertinentes

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais