Cidadeverde.com

Caderno com desenhos inéditos de Vincent Van Gogh é encontrado

Imprimir

Um caderno com desenhos inéditos do pintor holandês Vincent Van Gogh (1853-1890) foi encontrado e seu conteúdo será publicado simultaneamente em vários países em novembro, anunciou a editora francesa Seuil na última quinta-feira (16).

"Este caderno só foi visto por seus proprietários, por mim e pelo editor", afirmou à AFP Bernard Comment, responsável pela publicação da obra, intitulada "Vincent Van Gogh, le brouillard d'Arles, carnet retrouvé" ("Vincent van Gogh, o nevoeiro de Arles, o caderno recuperado"). "É incrível, brilhante", acrescentou.

O livro será publicado simultaneamente em vários países, entre eles França, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Holanda e Japão.

"A editora Seuil anuncia a publicação de um conjunto de desenhos inéditos de Vincent Van Gogh no mês de novembro", informou a Seuil em um comunicado.

A editora advertiu, ainda, que não divulgará mais nenhuma informação "até a entrevista coletiva mundial" que acontecerá em Paris, em meados de novembro, na véspera da chegada da obra às livrarias.

Bernard Comment afirmou "há pouco mais de um ano" descobriu a existência do item. "O caderno contém um número significativo de desenhos, mais de uma dezena", acrescentou.
Diversos especialistas verificaram a autenticidade do caderno, um "verdadeiro trabalho científico para atestar que se tratava efetivamente de um caderno utilizado por Van Gogh", explicou Comment.

Perguntados sobre a descoberta do inédito do pintor holandês, o Museu Van Gogh de Amsterdã e o Museu d'Orsay de Paris não deram declarações até o momento.

Vincent Van Gogh, morto em julho de 1890 aos 37 anos de idade, é considerado um dos maiores artistas de todos os tempos. Suas telas, expostas nos principais museus do mundo, estão entre as mais procuradas pelos amantes da pintura.

O "Retrato do Dr. Gachet" (1890) alcançou US$ 82,5 milhões em um leilão em 1990 na casa de leilões Christie's. Em maio de 2015, o quadro "L'Allée des Alyscamps" foi arrematada por US$ 66 milhões em Nova York.

São conhecidos cerca de mil desenhos de autoria de Van Gogh, nascido em 30 de março de 1853 na cidade holandesa de Zundert.

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais