Cidadeverde.com

Corregedoria obriga cartório Naila Bucar a emitir documentos da gestão anterior

Imprimir

O Cartório Naila Bucar, reaberto no último dia 13, continua apresentando problemas quanto à morosidade no andamento de registros. Para se ter uma ideia da situação, em entrevista ao Jornal do Piauí da edição desta quarta-feira (22), um despachante, que prefere não se identificar, afirmou que desde 2015 aguarda a liberação de 40 documentos desta natureza. 

De acordo com o denunciante, funcionários do cartório informaram que o Naila Bucar está sem selos, necessários para as autenticações dos processos, e por isso os registros não estão sendo concluídos. “E sobre os contratos da gestão passada, eles [funcionários] nem dão informações”, denuncia o despachante.

Ao Jornal do Piauí, o juiz auxiliar da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí, Júlio César Garcês, rebateu as informações do despachante e disse que a denúncia sobre a falta de selos no Cartório não procede. Ele destaca, ainda, que todos os registros atuais estão sendo realizados.

“O problema que temos e já estamos resolvendo diz respeito ao depósito prévio que não foi repassado pela anterior interina do Cartório. Os valoram pagos pelos usuários não foram repassados por ela”, explica o juiz. A titular do cartório, Lysia Bucar, foi afastada por suspeita de crime de peculato. Ela teria deixado de enviar ao TJ cerca de R$ 23 milhões. 

Para resolver o impasse, a Corregedoria determinou hoje que a atual interina do cartório Naila Bucar pratique todos os atos que ingressaram no 2º Ofício, mesmo que sejam os da gestão anterior, independente do dinheiro ter sido repassado para o TJ ou não. 

“Basta o usuário apresentar o comprovante de valor pago que ele terá seu ato praticado”, completa o juiz auxiliar. A direção do cartório informou já foi notificada  oficialmente pelo TJ e dará andamento aos processos antigos, além de fazer com que os novos registros funcionem dentro dos prazos estabelecidos.

Izabella Pimentel (com informações da TV Cidade Verde)
Especial para o cidadeverde.com
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais