Cidadeverde.com

Operação Lázaro: PF cumpre mandados no Piauí, São Paulo e Maranhão

Imprimir

Atualizada às 12h21

Em Teresina, foi preso o homem identificado como Francisco das Chagas Sousa. Ele foi um dos cinco presos durante o cumprimento dos mandados pela Operação Lázaro. A Polícia Federal explicou ainda que os valores eram usados para compras de carros de luxo no Piauí, em São Paulo e no Maranhão.

Matéria original

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (29), a Operação Lázaro nos Estados do Piauí, Maranhão e São Paulo, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada a saques fraudulentos de precatórios da Justiça Federal em diversas localidades da Federação. 

Cerca de 50 policiais cumprem 8 mandados de busca e apreensão, 5 mandados de prisão temporária e 5 mandados de condução coercitiva nos municípios de Diadema, Jundiaí, São Bernardo do Campo, São José dos Campos e São Paulo/SP, São Luis/MA e Teresina/PI, todos expedidos pela Vara Especializada em Lavagem de Dinheiro da Justiça Federal de Campo Grande/MS.

Esta operação é a segunda fase da Operação Triângulo dos Precatórios, desencadeada no final de 2015, para desmantelar grupo criminoso organizado que realizava saques fraudulentos de precatórios da Justiça Federal em diversos Estados da Federação.

Golpes

Para tanto o grupo selecionava precatórios disponíveis para saques, preferencialmente de pessoas já falecidas, ressuscitando-as mediante a falsificação de documentos.

Estima-se que a organização criminosa tenha, desde que as investigações foram iniciadas, realizado mais de 10 milhões de reais em saques fraudulentos, valor este que era movimentado e ocultado através de contas bancárias em nome de pessoas físicas e jurídicas laranjas. Dinheiro ilícito que a organização utilizou na aquisição de veículos esportivos importados e de alto luxo. 

O motivo do nome da operação é em alusão à passagem bíblica do retorno de Lázaro à vida, já que o grupo criminosa utilizava de pessoas falecidas para se beneficiarem desses precatórios.

Apenas os materiais objeto das buscas e apreensões serão encaminhados para a Superintendência da PF em Campo Grande/MS, enquanto os presos e conduzidos para depoimentos serão ouvidos nas respectivas cidades onde forem localizados.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais