Cidadeverde.com

Velório de Júnior Araújo acontecerá no Clube dos Diários a partir das 15h

Imprimir



Atualizada às 8h20 de 1º de julho

Amigos e familiares informaram que o velório de Júnior será realizado para os familiares e amigos mais íntimos no horário da manhã e o local não foi informado. A partir de 15h, seu corpo será velado no Clube dos Diários e os amigos e o público que acompanhava as edições do coletivo cultural Salve Rainha farão uma homenagem ao jovem. Informalmente, os amigos pedem que aqueles que forem se despedir de Júnior usem uma saia longa, se puderem, já que era essa uma peça de roupa que era uma marca de Júnior. Veja nota do coletivo:

Informamos que o velório de Francisco das Chagas Júnior/Chaguinha/ Júnior/Kency Porta, irá acontecer amanhã, 01 de julho, em decorrência do processo de doação de órgãos.
Estaremos nos despedindo fisicamente do Chaguinha no espaço Clube dos Diários, ao lado do Theatro 4 de Setembro, a partir das 15hrs.
O Coletivo convida os artistas que durante todo esse tempo fizeram homenagens das mais variadas formas ao Chagas, a fazer suas homenagens e demonstrações artísticas ainda no velório, além do público fiel do Salve Rainha, que nos acompanha a cada temporada. 
Agradecemos as mensagens e solidariedade de todos, e afirmamos que nos mantemos na missão e acolhemos toda e qualquer manifestação de amor e carinho.
Chagas está olhando por todos nós!

Matéria original

O velório do jovem Francisco das Chagas Araújo Júnior, idealizador coletivo cultural Salve Rainha, ainda não tem horário definido. O rapaz teve morte cerebral confirmada na noite de ontem (29), após um grave acidente automobilístico no último domingo (26). Seu irmão, professor Bruno Queiroz, morreu na hora e o jornalista Jader Damasceno, continua internado, estável. 

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde o rapaz permanece internado na UTI até o momento, com diagnóstico de morte cerebral, informou no fim da tarde desta quinta-feira (30) que ainda não havia indicativo para a liberação do corpo. 

Como a família decidiu realizar a doação dos órgãos de Júnior, foram necessárias várias horas de exames e haverá ainda a etapa de captação dos órgãos que poderão ser doados. No caso dele, será analisada a possibilidade de transplante de córneas, rins e fígado. 

O diretor da unidade de saúde, Gilberto Albuquerque, explicou porque não é possível estimar um prazo para a liberação do corpo de Júnior para o velório. 

"É importante destacar que mesmo com a retirada dos órgãos, não desligamos os aparelhos enquanto houver algum tecido vivo. Isso depende da própria reação do organismo. Pode levar horas, um, dois ou três dias", afirmou.

O diretor disse ainda que não é possível estimar um prazo para a liberação do corpo de Júnior para o velório. 

"É importante destacar que mesmo com a retirada, não desligamos os aparelhos enquanto houver algum tecido vivo. Isso depende da própria reação do organismo. Pode levar horas, um, dois ou três dias", afirmou.

No início da noite, o HUT divulgou nota sobre o procedimento:

A Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) comunica que após o fechamento do protocolo de morte encefálica, a assinatura do termo de autorização de doação de órgãos pela família e a confirmação do paciente Francisco das Chagas Araújo Júnior como um potencial doador, por meio de exames laboratoriais, foi dado início ao processo de captação de órgãos. Júnior será encaminhado para o centro cirúrgico durante a madrugada. O horário mais provável da cirurgia será por volta das três horas da manhã e a previsão é que tenha uma duração de três horas.

A determinação do início da captação está condicionada aos horários dos voos que conduzirão os órgãos aos receptores compatíveis. Essa logística tem como objetivo maximizar a conservação dos órgãos captados, aumentando o sucesso dos transplantes. Pela gravidade do paciente e para dar mais agilidade ao processo a cirurgia será realizada no próprio HUT.

A equipe de captação de órgãos de Teresina já faz captação de fígado, rins e córneas. Essa é a segunda captação de órgãos realizada no HUT. As informações dos órgãos captados são disponibilizadas para as Centrais de Transplante de todo Brasil para que as mesmas consultem suas listas de espera e façam a busca por pacientes compatíveis e aptos a realizarem transplante. 

O local do velório também ainda não está confirmado. O governo do estado disponibilizou o espaço do Clube dos Diários, para as últimas homenagens ao rapaz. A família, contudo, havia programado velório e sepultamento para serem realizados no Jardim da Ressurreição, zona Sudeste de Teresina. Amigos e familiares preparam um ato de despedida ao jovem.

Acidente

Júnior Araújo, seu irmão Bruno Queiroz e o amigo Jader Damasceno saíam do Parque da Cidadania, Centro de Teresina, no último domingo (26), em um Fusca, quando um veículo Corolla colidiu lateralmente com o carro, na Avenida Miguel Rosa.

O motorista, identificado como Moaci de Moura Júnior, com sinais de embriaguez, teria supostamente invadido o sinal vermelho, segundo testemunha. Bruno morreu na hora e os outros dois foram conduzidos com ferimentos graves para o HUT. Júnior teve morte cerebral confirmada na noite de ontem (29) pelo HUT. O acidente foi registrado pelas câmeras de segurança de um estabelecimento comercial. 

 

Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais