Cidadeverde.com

Na fila do transplante desde 2013, homem de 60 anos recebe rim de Júnior Araújo

Imprimir

Foto: ANPr


Dois pacientes do Piauí vão receber os rins do produtor cultural Júnior Araújo, que morreu três dias depois da colisão entre dois automóveis na avenida Miguel Rosa, no último domingo. O Hospital Getúlio Vargas, em Teresina (PI), ficou responsável pelas cirurgias.

A. A. N., 60 anos é um dos pacientes. Ele estava na fila dos transplantes há três anos e fazia três sessões de hemodiálise por semana, com quatro horas cada uma. “Estou muito feliz, não acreditei quando recebi a ligação do HGV”, disse para a assessoria de imprensa do HGV, antes de ser operado na noite desta sexta-feira (1º).

Um segundo paciente foi chamado para receber o outro rim, mas os exames apresentaram incompatibilidade e uma terceira pessoa será chamada. A cirurgia deve ocorrer no sábado.

Após confirmada a morte encefálica de Júnior Araújo, a família autorizou a doação dos órgãos. Além dos rins, as córneas também serão transplantadas em Teresina. O fígado foi para um paciente na Bahia. 

Uma equipe do HGV fez a cirurgia para retirada dos órgãos no Hospital de Urgência de Teresina, onde Júnior Araújo estava internado.

Clara Leal, diretora do HGV, explica que as córneas serão transplantadas de acordo com a fila de espera. "As córneas foram captadas na madrugada, já se encontram no nosso banco de órgãos e em no máximo duas semanas serão transplantadas", declarou ao Jornal Cidade Verde. 

Com as cirurgias, o HGV somará três transplantes de rim em 2016 e outros oito de córneas. 

Tragédia
Júnior Araújo, seu irmão Bruno Queiroz e o amigo Jader Damasceno saíam do Parque da Cidadania, Centro de Teresina, no último domingo (26), em um Fusca, quando um veículo Corolla colidiu lateralmente com o carro, na Avenida Miguel Rosa. 

O motorista, identificado como Moaci de Moura Júnior, com sinais de embriaguez, teria supostamente invadido o sinal vermelho, segundo testemunha. Bruno morreu na hora e os outros dois foram conduzidos com ferimentos graves para o HUT. Júnior teve morte cerebral confirmada na noite de ontem (29), enquanto Jader continua internado em um hospital particular, para onde foi transferido. O acidente foi registrado pelas câmeras de segurança de um estabelecimento comercial. 

 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais