Cidadeverde.com

Enfermeira é suspensa após publicar selfie durante cirurgia de Júnior Araújo

Imprimir

Uma enfermeira que prestava serviços ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT) foi suspensa da escala de plantões neste sábado (2). Ela publicou no Instagram uma foto durante a cirurgia de retirada de órgãos de Júnior Araújo, produtor cultural que morreu em Teresina após um grave acidente de trânsito no Centro da Cidade. O hospital destacou que não compactua com a atitude da profissional e divulgou nota de esclarecimento sobre o caso. 

De acordo com a unidade de saúde, a profissional apenas substituía uma outra enfermeira, que cumpre licença maternidade. Ela já não está integrando as equipes de plantão e responderá a processo administrativo junto ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren). Leia a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A direção do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) vem por meio desta nota esclarecer que é contra qualquer tipo de exposição dos seus pacientes por meio de imagens ou filmagens, publicadas nas diferentes mídias jornalísticas ou nas redes sociais. Neste particular, reitera que repudia, veementemente, atos desta natureza. No caso do paciente FRANCISCO DAS CHAGAS ARAÚJO JÚNIOR, recém-falecido em um fatídico acidente de trânsito ocorrido no início da semana, no qual uma enfermeira, prestadora de serviços, que substituía uma profissional em Licença Maternidade, postou imagens do procedimento cirúrgico de remoção de órgãos nas redes sociais, o HUT tem a dizer que: 1) já afastou a profissional da escala de trabalho; 2) abrirá processo administrativo contra a profissional e; 3) denunciará o comportamento aético e antiprofissional junto ao Conselho Regional de Enfermagem – COREN.

A atitude impensada da profissional não conta com nenhum tipo de salvaguarda por parte da Direção do Hospital.

Teresina (PI), 02 de julho de 2016.

Na imagem, publicada na rede social, ela aparece em primeiro plano na foto tirada dentro da sala de cirurgia, enquanto o resto da equipe trabalhava na captação dos órgãos.

Na legenda, ela elogia a equipe e diz: "Acompanhando a equipe na OPO [Organização de Procura por Órgãos] na captação de múltiplos órgãos no HUT (...), experiência indescritível".

A família decidiu pela doação dos órgãos do rapaz logo no dia 30 de junho, um dia depois de confirmada a morte cerebral de Júnior. Córneas, fígado e um dos rins foram doados. O fígado seguiu para um paciente na Bahia e seu rim foi doado a um homem de 60 anos, que desde 2013 aguardava pela possibilidade de transplante, no Piauí. 

Júnior foi velado no Clube dos Diários durante toda a tarde e noite de ontem (1º) e foi sepultado na manhã deste sábado (2), no Cemitério Jardim da Ressurreição. 

Acidente

Júnior Araújo, seu irmão Bruno Queiroz e o amigo Jader Damasceno saíam do Parque da Cidadania, Centro de Teresina, no último domingo (26), em um Fusca, quando um veículo Corolla colidiu lateralmente com o carro, na Avenida Miguel Rosa.

O motorista, identificado como Moaci de Moura Júnior, com sinais de embriaguez, teria supostamente invadido o sinal vermelho, segundo testemunha. Bruno morreu na hora e os outros dois foram conduzidos com ferimentos graves para o HUT. Júnior teve morte cerebral confirmada na noite de ontem (29) pelo HUT. O acidente foi registrado pelas câmeras de segurança de um estabelecimento comercial. 

Jader Damasceno

Com traumas de tórax, crânioencefálico e na perna, o jornalista Jader Damasceno se recupera de forma animadora do acidente. Com fraturas de fêmur e tíbia, o rapaz passou por uma cirurgia ortopédica que foi bem sucedida. Ele terá que manter um pino metálico no membro e a expectativa dos médicos é bastante otimista: ele deve voltar a andar normalmente após recuperação e algumas sessões de fisioterapia. 

 

Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais