Cidadeverde.com

Garota nota 10 ensina como se dar bem no Enem

Imprimir

O que você considera um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem )? Uma nota 8 na redação e na parte objetiva? Pois bem, a mineira Luísa Lima Castro, 19 anos, acertou toda a prova do ano passado ? de cabo a rabo. E ela conta como se dar bem na avaliação usada para ingresso no Programa Universidade para Todos (ProUni) e para vestibulares de todo país.

?É preciso ter concentração, que a prova é muito extensa. E ler tudo com muita atenção?, diz. Com a leitura calma do enunciado é possível, muitas vezes, descobrir a resposta correta sem mistério.

Outra dúvida de quem vai prestar o exame é se a redação deve ser feita primeiro ou se os testes devem ser solucionados antes. Segundo Luísa, a redação pode ficar para o fim. ?Prefiro fazer as questões rapidamente para sobrar mais tempo para escrever?, explica.

É claro que não há modelo para resolver a prova. De acordo com professores ouvidos pelo G1, se o tema da redação for simples e você tiver domínio do assunto, pode ser uma boa estratégia rascunhar o corpo do texto e, só então, partir para os testes.

Há o que estudar?
A mineira, hoje aluna de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), afirma não ter se estudado exclusivamente para o Enem. ?Acho que a preparação vem do todo. Se o estudante se interessou durante o ensino médio não vai ter problemas.?

Em 2006, a jovem prestou a prova como treineira e já obteve média alta, superior a 8, na redação e na prova objetiva. Com isso, estava tranqüila e já conhecia o tipo de abordagem do Ministério da Educação (MEC).

Não perca tempo
Luísa levou comida e água para o Enem, mas só se alimentou depois que acabou o exame. ?Foi medo de perder tempo e de faltar para escrever?, conta. É claro que a barriga vazia pode consumir pontos; vale ficar atento ao próprio ritmo biológico e não fazer da prova nem um momento de jejum nem um piquenique.

Outra preocupação da jovem nota 10 foi em não perder a hora. No Enem e nos vestibulares que prestou, sempre estava no local de exame com antecedência. ?Cheguei uma hora e meia antes da prova. Até que não havia tanto trânsito, mas sempre cheguei bem antes?, conta.

Mulher precavida
Já diz o ditado que um homem precavido vale por dois. Então, de acordo com Luísa, vale a pena levar duas canetas, lápis e lapiseira. ?Nunca aconteceu de ficar sem ter com o que escrever, pois tinha sobra?, conta.

A separação dos documentos também é fundamental e a mineira reunia tudo o que era necessário para o exame, em geral, na manhã do dia D.

 

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: