Cidadeverde.com

Vereador lembra 13 anos de morte da deputada Francisca Trindade

Imprimir


Francisca Trindade, que foi vereadora, deputada estadual, deputada federal e candidata a prefeita de Teresina teve sua vida interrompida em 2003, após um aneurisma cerebral. No próximo dia 27 de julho serão 13 anos sem um dos principais nomes do movimento de mulheres e negros no Piauí.

Para rememorar a data, o vereador Dudu (PT) subiu à Tribuna da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (13), para homenagear a então companheira e participante ativa dos movimentos sociais no Estado. “A Trindade foi uma mulher precursora na luta pelos direitos dos negros, das mulheres, no Piauí. Alguém que deixou um enorme legado e que até hoje é lembrada como símbolo da luta pela igualdade. Alguém que deu o exemplo de como se fazer uma política limpa e ética, buscando o bem-estar da sociedade”, afirmou o parlamentar.

Dudu lembrou ainda do simbolismo da data para o Partido dos Trabalhadores e defensores dos direitos humanos. “São 13 anos desde o dia em que Deus decidiu levá-la e 13 anos em que preferi, nestes anos, manter o silêncio a respeito, pra que eu não fosse confundido como alguém que quisesse se aproveitar de seu prestígio sempre presente, mesmo tanto tempo depois que ela nos deixou. É uma prova inequívoca de que o seu legado para o Piauí e para Teresina foi extremamente positivo”, afirma.

Como última parte do discurso, foi veiculado um vídeo em que a militante relatava as suas dificuldades por ser mulher e negra dentro do contexto social e político e em que reafirmava que a participação direta na política era um dos principais métodos para a conquista de direitos das minorias. O vídeo viralizou nas redes sociais, nas últimas semanas.


Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais