Cidadeverde.com

Curta do Pato Donald sobre nazismo é retirado de lista negra da Rússia

Imprimir

Em 1943, o Pato Donald apareceu trabalhando exaustivamente em condições degradantes e cercado por suásticas, enquanto era obrigado a saudar Adolf Hitler no regime nazista da Alemanha em um curta-metragem de animação da Disney.

Por seis anos, o filme foi considerado um "material extremista" na Rússia, decisão revertida por um tribunal da região de Kamchatka, segundo a revista "The Hollywood Reporter". 

Dirigido por Jack Kinney, "Der Fuehrer's Face" (A Face do Führer) retrata ironicamente a ideologia antissemita e racialista do ditador e de seus seguidores. A produção ganhou o Oscar de melhor curta de animação no ano em que foi lançada. 

No fim da história, de pouco mais de oito minutos, Donald acorda e percebe que sua experiência com o nazismo foi um pesadelo e agradece por ser um cidadão dos Estados Unidos. 

Segundo o "Hollywood Reporter", que cita a agência de notícias russa Kamchatka-Inform, um morador do país que publicou o vídeo na internet teve sua pena de seis meses suspensa. Ele havia sido condenado por "incitar ódio e inimizade". 

"Como o desenho mostra o nazismo de forma caricatural, não pode ser visto como extremista", diz a decisão do tribunal. 
A lista de materiais extremistas existe na Rússia desde 2002. Ela inclui atualmente mais de 3.700 itens.

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais