Cidadeverde.com

TRE-PI recebe 1.700 novas urnas para substituir lote antigo de 2004

Para essa eleição de 2016, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí recebeu 1.700 novas urnas eletrônicas, modelo 2015, que serão distribuídas na região da Grande Teresina. Elas irão substituir urnas de 2004, que já se encontram defasadas. De acordo com informações do TRE, o Piauí tem 10.100 urnas que serão distribuídas pelos municípios para serem utilizadas nas sessões eleitorias deste ano.

O secretário de Tecnologia de Informação do TRE-PI, Anderson Lima, diz que as novas são similares às últimas disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral, em 2013 e que, basicamente, elas não trazem inovações em relação as que foram lançadas nas últimas eleições. “É basicamente a mesma, não tem nenhuma tecnologia nova que tenha sido desenvolvida ao longo desse tempo. Tem os mesmos recursos digitais”. 

Anderson esclarece que as de 2004 serão devolvidas ao TSE para descarte. “As que foram devolvidas eram mais lentas, o TSE vai  avançando, trazendo novas tecnologias com recursos de sistema mais difíceis de serem acompanhados, por isso, elas acabam ficando defasadas”, explica o secretário.

O padrão de urnas possui o recurso de identificação por biometria – capacidade de fazer a leitura da impressão digital dos candidatos - e tem bateria interna conseguindo funcionar sem energia por um período de 8 a 9 horas. É uma máquina mais robusta e sofisticada, que veio se desenvolvendo ao longo do tempo e das versões atualizadas.

De acordo com Anderson, já foram feitos vários modelos de urnas, a cada pleito. Este ano temos a de 2015, mas antes foi entregue a de 2013. Antes disso a de 2010, a de 2008, 2006 e a de 2004, que foi o primeiro modelo. A cada eleição recebemos um lote, mas elas conservam as mesmas características e trazem mais modernização, garantindo a hegemonia do sistema”.


Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais