Cidadeverde.com

Deputados pedem solução para Serra da Capivara na Câmara

O fechamento do Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Sul do Piauí, anunciado pela pesquisadora Nièden Guidon, foi pauta para os deputados Heráclito Fortes (PSB) e Silas Freire (PR) na tribuna da Câmara nessa quarta-feira (17). Niède comunicou à UNESCO sua saída da presidência da Fundação Museu do Homem Americano – FUNDHAM, instituição responsável pela manutenção do parque e que, desde 2014, não tem recebido recursos suficientes para manter o patrimônio.  

“É com tristeza que recebemos essa notícia de fechamento do Parque por falta de verbas. Esta não é a primeira vez que esse assunto vem à Tribuna desta Casa. É lamentável! Isso é falta de planejamento, falta de amor à preservação de um bem cultural como este”, disse Heráclito.

O deputado lembrou que na semana passada, a carnavalesca Rosa Magalhães anunciou que no espetáculo de encerramento das Olimpíadas haverá um cenário com as belezas da Serra da Capivara, do Estado do Piauí. “Ninguém pode imaginar o orgulho com que os piauienses ficaram, e a repercussão nacional pela importância deste parque. Mas também é de se lamentar esse contraditório entre o ufanismo da beleza e a decepção provocada por 13 anos de desacerto e desgoverno”, disse, criticando o descaso do governo do PT pelo Parque.  

Heráclito comentou também o gesto de emergência do Ministro Sarney Filho que, ao saber da notícia de fechamento do Parque anunciou, através de nota, o envio de 1 milhão de reais para a Serra da Capivara como medida emergencial. “Isso não vai resolver o problema, mas pelo menos é um gesto de boa vontade de um Ministro que está há menos de 3 meses no cargo. Mas faço um apelo ao presidente Michel Temer para que avalie essa situação e encontre uma solução definitiva para a sobrevivência do Parque”, concluiu. 

O deputado Silas Freire, em aparte a Heráclito, também chamou atenção das autoridades para o problema. “O Parque está lá, prestes a fechar, com servidores com salários atrasados, e a Fundação sem ter como mantê-lo aberto. Estamos prestes a ser uma vergonha internacional”, disse Silas Freire.    

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais