Cidadeverde.com

Elesbão Veloso ganha novo Centro Estadual de Educação

Imprimir

A educação pública estadual de Elesbão Veloso, cidade a 160 km de capital, recebeu, na tarde desta quinta-feira (8), o resultado de um investimento de mais de R$ 2 milhões em infraestrutura. Trata-se do novo prédio do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Benedito Portela Leal, inaugurado pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) em conjunto com a direção da escola e a equipe de professores e alunos.

Com um orçamento total de mais de R$ 2,3 milhões, o centro profissional agora possui laboratório de informática e ciências naturais, biblioteca, refeitório e caixa d’água. São cerca de cinco mil títulos disponíveis na biblioteca, dentre livros didáticos, paradidáticos, enciclopédias, dicionários de línguas, DVDs educativos e atlas com informações locais.

“Eu estou muito feliz por ter o privilégio de inaugurar essa escola, que já era de tradição mas não tinha um prédio tão moderno como nós temos agora”, declarou a diretora da unidade, Doralice Costa.

Fundada em 1967 e com um total de 570 alunos matriculados no Ensino Médio, a CEEP Benedito Leal oferta ainda cursos profissionalizantes como o de manutenção e suporte de informática e serviços jurídicos, além dos cursos de informática e administração ofertados via Pronatec. A profissionalização da escola faz diferença na vida e no futuro da juventude de Elesbão Veloso e localidades vizinhas.

“A diferença é primordial para o desenvolvimento dos alunos. O centro profissional dá a oportunidade para que os alunos se preparem para o Enem e também para ter uma profissão. Então agrega as duas coisas, o ensino médio e o profissionalizante. Isso está chamando bastante a atenção na nossa região, e diminuindo até a evasão escolar”, completou a diretora Doralice.

Os alunos e professores da unidade educacional agora têm o suporte de um laboratório de informática composto por 18 computadores, distribuídos em oito bancadas. De acordo com a Seduc, o laboratório vai contar com internet de alta qualidade, ampliando as possibilidades de conexão dos estudantes com as diversas informações e pesquisas presentes na web.

“Estamos em acordo com a operadora OI onde vamos aumentar a velocidade da internet nas escolas, porque uma coisa que me dói é chegar numa escola e ter aquele monte de computador sem funcionar por falta de internet de qualidade”, explicou a secretária da pasta, Rejane Dias.

A partir da próxima semana serão disponibilizados 2 MB em conexão de internet para a escola. Em outubro, a previsão é de que essa velocidade seja triplicada para 6 ou 8 megas e até dezembro uma conexão sem fio deve ser instalada nas dependências da escola, propiciando o acesso a internet a partir de celulares e computadores fora do laboratório de informática.

Para a Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) da Seduc, haverá também um acompanhamento na formação profissional dos professores para atuarem nesses novos espaços informativos da escola. “Vamos capacitar os professores dessa unidade para trabalhar pedagogicamente com o smartphone. Em dezembro também vamos desenvolver o sistema da iSeduc que vai informatizar diários de classe, e criar ferramentas de acesso a notas e informações sobre a escola, tudo pela internet”, garantiu Jorge Tajra, gerente GTI.

A Seduc ainda informou sobre os bons resultados que a educação estadual Piauí obteve no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e apontou a formação continuada dos docentes do Estado como de suma importância para os avanços na educação. “Lançamos o edital para mestrado e estamos com aproximadamente 64 professores inscritos. Alguns irão para outros estados fazer mestrado, outros ficarão aqui no Piauí para o mestrado profissionalizante, através de instituições de ensino como a Uespi, a UFPI e o IFPI. Também estamos numa tentativa com outras universidades, inclusive a de Coimbra, através da Universidade Federal de Pernambuco, objetivando ampliar o número de vagas para os nossos professores”, garantiu Rejane.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais