Cidadeverde.com

FMS promove atividades no Parque da Cidadania no Dia de Prevenção ao Suicídio

Imprimir

Neste sábado (10),no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a Galeria do Inconsciente recebe uma ação para educar sobre a valorização da vida. Das 16h às 20h, os frequentadores do Parque da Cidadania terão à sua disposição diversas atividades que promovem o bem estar físico e mental. A iniciativa faz parte do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre o problema.

 A organização é da Fundação Municipal de Saúde (FMS) em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio do Núcleo de Estudos e Prevenção do Suicídio (NEPS). “O evento é aberto e não precisa de inscrição, basta comparecer ao local”, informa Marina Leite, gerente de Atenção Psicossocial da FMS. “Nosso objetivo é desmistificar a temática do suicídio junto à população, trabalhar a importância da prevenção por meio de atividades de bem estar”, diz ela.

 Um grupo de voluntários promoverá atividades como yoga, biodança, oficina de pintura, teatro, capoterapia e ikebana sanguetsu, que é um estilo japonês de arranjos florais com o objetivo de alegrar a vida, elevar o nível do sentimento e do espírito humano e harmonizar o ambiente. Haverá ainda sessões de auriculoterapia, técnica medicina chinesa que estimula pontos nervosos na orelha por meio de agulhas, cristais, sementes ou afins, no intuito de diminuir ou resolver sintomas corporais.

 Às 18h será ministrada ainda a palestra Arte de Viver, proferida por um terapeuta comunitário abordando a questão da valorização da vida. Além disso, estudantes de psicologia da UESPI estarão abordando diretamente pessoas para sensibilização e distribuição de broches com o laço amarelo – símbolo escolhido para representar a ação mundial.

 A FMS dispõe aos teresinenses serviços voltados à prevenção ao suicídio e valorização da vida. No Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo funciona o Provida, ambulatório que funciona por demanda espontânea, ou seja, sem marcação de consulta. Quando o paciente chega ele passa por uma consulta com psicólogo e outra com psiquiatra e depois é encaminhado para o tratamento, que é realizado através de acompanhamento semanal durante três meses. Após esse período, de acordo com avaliação médica, a pessoa pode ser encaminhada para complementação do tratamento na Rede de Atenção Psicossocial do município.

 Além disso, existe o Núcleo de Estudos e Prevenção do Suicídio (NEPS), formado por membros de diversas entidades que que tem por objetivo analisar a problemática do suicídio e desenvolver políticas públicas de prevenção. No momento, o NEPS está trabalhando no Plano Municipal de Prevenção do Suicídio, ferramenta importante no cuidado da saúde mental dos teresinenses.

 O movimento do Setembro Amarelo é mundial e ocorre no Brasil desde 2014. Ele tem duração de 30 dias e foi escolhido para acontecer no nono mês do ano, pois o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Ano passado, o evento começou a crescer para outros estados brasileiros e ocupou todas as regiões do Brasil.

 Em 2014, um relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontou que o Brasil é o 8º país com a maior taxa de suicídios do mundo. O estudo ainda afirma que a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo. E, para cada suicídio bem sucedido, há pelo menos 20 tentativas fracassadas.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais