Cidadeverde.com

Feito em Casa exibe reportagem especial sobre os caminhos da dança no PI

Imprimir

O Feito em Casa, deste sábado(10), exibiu reportagem especial sobre a dança no Piauí. Na matéria, a repórter Déborah Radassi entrevistou os bailarinos Datan Izaká e Sidh Ribeiro e gravou também com Dedila Lima, que foi secretária do saudoso Helly Batista, bailarino clássico e grande incentivador da dança.

Todos contaram como descobriram essa arte. Datan, por exemplo, sentiu que podia dançar ao assistir espetáculos na antiga Fundação CCPLAR. Sidh afirmou que praticava artes marciais e jogava futebol profissional, mas viu na dança uma oportunidade na vida. E Dedila disse que tornou-se secretária do Helly após ganhar uma bolsa.

A reportagem mostrou ainda a trajetória da dança no Piauí; destacou Lenir Argento, precursora no ensino do balé clássico no Estado; recordou os grandes espetáculos e companhias que surgiram na década de 90 e questionou o futuro da dança.

Sidh Ribeiro lembrou que no início era tudo no empirismo, que não tinha escola para formação e o que acontecia era um passar pro outro ensinamentos. Depois dessa dificuldade inicial, o bailarino disse que espera o respeito da nova geração por tudo que foi construído na dança. “A nova geração tem o papel de transformar o que já estava melhor e buscar novos horizontes, sem esquecer as raízes e seus mestres”, disse.

Assista na íntegra a reportagem!

Marcelo Lopes

[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais