Cidadeverde.com

HGV realizou 27 procedimentos em regime de mutirão nesse sábado

Imprimir

Com o objetivo de reduzir o tempo de espera de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardam por um procedimento eletivo, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou neste sábado (17) mais um mutirão cirúrgico simultâneo em duas especialidades. Vinte e sete pacientes foram operados nas especialidades de ginecologia e cirurgia vascular. Este ano, já foram beneficiados mais de mil pacientes em regime de Mutirão no HGV.

Foram 21 cirurgias ginecológicas, sendo 12 histerectomias abdominais e vaginais, duas cirurgias para correção de incontinência urinária, duas exereses de cistos vaginais, duas colpoperineoplastias , duas oforectomias (tratamento de cistos de ovários), e uma vulvectomia (retirada de lesão de vulva).

A lavradora Josélia Cardoso, 45 anos, mora no município de Barro Duro, a 95km de Teresina, conta que ficou feliz quando recebeu a ligação informando que ia fazer a cirurgia no mutirão deste sábado (17). Ela explica que por causa do mioma no útero, sangra muito e não consegue levar uma vida normal. A intervenção será feita pelo cirurgião Pedro Vitor, coordenador da Clínica Ginecológica do HGV. 

Na área vascular, foram feitas seis angiografias para pacientes com doença vascular oclusiva periférica, que correm o risco de perder as pernas. Para o cirurgião vascular Nilo Luiz, uma vez feito o diagnóstico da doença vascular oclusiva periférica, é necessário realizar o procedimento para evitas sequelas e complicações.

Um dos pacientes beneficiados na ação foi o agricultor José Faustino de Oliveira, 57 anos. Segundo a filha dele, a dona de casa Santana Silva, há cerca de um mês o agricultor apresentou fortes dores na perna direita. Depois de ficar internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), foi transferido para o HGV e hoje passou por  uma angiografia. "Estou feliz e aliviada por ver o problema do meu resolvido ", comemorou a dona de casa.

Os mutirões são uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde e direção do Hospital que vem otimizando o número de cirurgias e, consequentemente, o tempo de espera das pessoas que aguardam por procedimentos em diferentes especialidades. "Em pouco mais de um ano já beneficiamos mais de mil pessoas com mutirões aos finais de semana e feriados", diz a diretora do HGV, Clara Leal.

Estão participando do mutirão da ginecologia, os cirurgiões Pedro Vitor, Simone Madeira, Herbert Menezes, Eid Coelho, Virginia Araújo e anestesistas André Gadelha e Liana Pires.na área Vascular, o cirurgião Nilo Luiz, o enfermeiro Wallace Silva e os técnicos em enfermagem Ana Clara, Mário José, Maria da Cruz, e o técnico em radiologia, Raimundo Aguiar.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais