Cidadeverde.com

TCE e UFPI realizam Fórum Internacional de Gestão e Responsabilidade Fiscal

Imprimir


Conselheiro-substituto Delano Câmara, diretor da EGC

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizam no dia 21 de setembro o Fórum Internacional de Gestão e Responsabilidade Fiscal. O evento traz a Teresina o mexicano Fermin Rodriguez Jaimes, uma autoridade internacional em gestão e responsabilidade fiscal. Terá ainda como palestrantes e debatedores os professores Delano Câmara, conselheiro-substituto do TCE-PI, Geysa Elane Sá e Nelson Juliano Cardoso Matos, da Universidade Federal do Piauí. 

O objetivo do Fórum é discutir a gestão pública a partir da conjuntura econômica nacional, que exige tomada de decisões que promovam o equilíbrio fiscal e permitam ganhos de eficiência e maior eficácia aos serviços. O diretor-geral da Escola de Gestão e Controle (EGC) do TCE-PI, Delano Câmara, diz que o evento é de grande importância para a compreensão do cenário político e econômico atual. “Neste momento de crise econômica e financeira que passa o país, um debate destes é de grande relevo para a compreensão do que está em jogo diante das propostas de ajustes fiscais. Cortar despesas ou criar novos impostos é um dos grandes dilemas”, destaca. 

Segundo ele, o Fórum colocará em debate questões como tamanho do Estado e intervenção na economia, Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a necessidade de equilíbrio entre receitas e despesas na gestão pública, e o impacto desses fatores no desenvolvimento da nação. “No palco do debate ainda contamos com dois professores brasileiros que defendem pontos de vistas diferentes. Um com linha desenvolvimentista e que entende que o Estado deve intervir na economia para a saída da crise, e o outro mais alinhado com teorias mais liberais e que entende que o Estado deve deixar que os agentes econômicos se auto regulem”, diz Delano. 

“Acrescente-se ao debate a necessidade de um sistema tributário de arrecadação de receitas para que o Estado venha a ser mais justo e eficiente”, complementa ele. O evento, que conta com o apoio da Comissão da Mulher Contabilista do Estado do Piauí, vinculada ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI), acontecerá no auditório do TCE-PI, a partir das 8h30 desta quarta-feira. Os interessados em participar devem contribuir com 1 kg de alimento não perecível. As doações serão entregues a entidades que prestam assistência social. No Fórum também haverá o lançamento da Revista do TCE-PI.


Da Redação
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais