Cidadeverde.com

Rede Pense Piauí discute investimentos permanentes para o Parque Serra da Capivara

Imprimir

Os integrantes da Rede Pense Piauí discutiram, na manhã desta sexta-feira (07), investimentos  para o Parque Nacional da Serra da Capivara em reunião realizada na Universidade Federal do Piauí (Ufpi).

O encontro contou com a participação do desembargador federal Carlos Brandão, da vice-governadora Margarete Coelho,  representantes da Fundação Nacional Museu do Homem Americano (Fundham), do reitor Arimatea Lopes,  dentre outras autoridades, que articularam melhorias para a região arqueológica. 

O desembargador Carlos Brandão afirma que a rede pretende desenvolver três eixos no Parque Nacional Serra da Capivara que contemplem as áreas de  gestão, arqueologia e turismo. “Pretendemos  criar  arranjos produtivos no turismo, arranjo produtivo na gestão do parque, a arranjos científicos em parceria com a Ufpi”, adianta o desembargador. 

O reitor Arimatea Lopes anunciou no encontro que a Ufpi é parceira da Rede Pense Piauí.  “A UFPI vai se colocar à disposição  da Rede naquilo que for possível para contribuir com as demandas científicas  da Serra da Capivara”, garantiu o reitor.

As discussões  da rede Pense Piauí para o desenvolvimento do Parque Nacional Serra da Capivara  são importantes já que recentemente a direção do sítio arqueológico anunciou que iria encerrar as atividades na região alegando falta de dinheiro. Após a ameaça de Niède Guidon ,os governos Federal e Estadual, juntamente com emendas parlamentares, conseguiram dispor de  R$ 2 milhões emergências para o Parque. O primeiro aporte deve ser depositado na próxima semana para administração. 

A coordenadora da Fundham, Rosa Trakalo, destacou que ações da rede Pense Piauí são necessárias porque não são apenas paliativos.  
“O Parque é uma constante e quem trabalha nele mais ainda”, comentou Rosa.  

A vice-governadora Margarete Coelho ressaltou na reunião as ações do governo do Estado para o Parque Nacional Serra da Capivara e reiterou que a rede Pense Piauí é uma organização que irá “trabalhar com capilaridade para desenvolver o Parque”. 

“Vamos fortalecer a pesquisa, buscas incentivos turísticos e descobrir de que forma a iniciativa privada pode contribuir nessas ações”, disse Margarete. 

A Rede Pense Piauí tem cerca de 600 membros e foi criada há dois anos. O objetivo do grupo é  criar alternativas que possam impulsionar diversos setores do Estado, como o setor do meio ambiente, cultural, científico, empresarial e jurídico.

Izabella Pimentel (especial para o cidadeverde.com)
[email protected]

  • galeria6.jpg Maurício Pokemón
  • galeria2.jpg Maurício Pokemón
  • galeria5.jpg Maurício Pokemón
  • galeria4.jpg Maurício Pokemón
  • galeria1.jpg Maurício Pokemón
  • galeria3.jpg Maurício Pokemón
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais