Cidadeverde.com

Uso inadequado de antibióticos dá origem a superbactérias

Imprimir

As superbactérias são o resultado do uso incorreto de antibióticos que levam à mutações genéticas tornando-as resistentes a estes medicamentos. Infelizmente até mesmo os antibióticos mais fortes como os carbamínicos, não tem qualquer efeito sobre as superbactérias, que acabam sendo de difícil controle, podendo levar muitos à morte. A bactéria Klebisiella Pneumoniae, conhecida pela sigla KPC, é um exemplo de superbactéria, que é capaz de resistir à maior parte dos antibióticos existentes, provocando sintomas como febre alta, dificuldade para respirar e infecções recorrentes, sendo potencialmente fatal. Outros exemplos de superbactérias são E. Coli e Pseudomonas aeruginosa, que também são de difícil controle. Normalmente a KPC está restrita aos hospitais, mas esta superbactéria já foi encontrada em locais públicos o que coloca todos em risco.

 


Sintomas causados pela superbactéria
Os sintomas variam de acordo com a bactéria presente e normalmente os médicos não suspeitam de uma superbactéria, até que o tratamento que habitualmente é realizado deixa de ser eficaz, proporcionando aumento da multiplicação deste micro-organismo no corpo e aumento da gravidade da doença. Para saber que se trata de uma superbactéria deve ser feito o diagnóstico através de um exame chamado antibiograma, que é capaz de identificar qualquer bactéria no organismo, indicando também os remédios mais indicados e os que não tem nenhum efeito.


Tratamento contra Superbactéria
O tratamento contra a superbactéria deve ser feito no hospital com injeções de uma combinação de antibióticos, diretamente na veia para combater as bactérias e evitar o surgimento de outras infecções. Por vezes é necessária a combinação de mais de 20 antibióticos diferentes para controlar a superbactéria, mas existem chances de cura. A infecção com uma superbactéria pode ser difícil de alcançar pois existem poucos antibióticos capazes de a eliminar. Normalmente a pessoa precisa ficar internada por semanas ou meses, tendo que tomar uma combinação de diversos antibióticos para controlar a infecção. Durante o tratamento o paciente fica isolado e as visitas devem ser restritas, sendo necessário usar roupa, máscara e luvas para evitar contaminar outros.


Fonte: Tua Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais