Cidadeverde.com

Biblioteca Cromwell de Carvalho será entregue com salas para ler em braile e vinilteca

Imprimir
  • biblioteca8.jpg
  • biblioteca7.jpg
  • biblioteca6.jpg
  • biblioteca5.jpg
  • biblioteca4.jpg
  • biblioteca3.jpg
  • biblioteca2.jpg
  • biblioteca1.jpg

A segunda maior biblioteca pública do Piauí, a Cromwell de Carvalho, será reinaugurada no próximo mês com novos serviços para a população. A biblioteca - que recebe em média cinco mil visitantes por mês - será entregue toda climatizada, com salas para leitura em braile e ganhará uma vinilteca em homenagem ao médico Antônio Noronha Filho que morreu este ano.

O secretário Estadual de Cultura, Fábio Novo, informou que a estrutura da biblioteca estava deteriorada com infiltrações, telhado quebrado e com péssimas instalações elétricas. O governo do Estado está investindo cerca de R$ 600 mil  com recursos próprios.

“Vamos climatizar toda a biblioteca, redimensionar as salas para um melhor atendimento a população”, disse Fábio Novo.

Ele informou ainda que o local terá sala para leitura infantil, espaço para receber pessoas com deficiência e outra com computadores para o visitante fazer consultas nas bibliotecas virtuais. O espaço contará também com área somente com arquivos de escritores piauienses. 

Fábio Novo visitou na tarde desta terça-feira (18) as obras e informou ainda que a biblioteca contará com uma vinilteca com 10 mil vinis que pertencia ao médico e ativista cultural Antônio Noronha. 

“Outra novidade será o auditório na biblioteca e um café bar para receber os visitantes. A ideia também é de colocar uma iluminação nos jardins valorizando a fachada que é histórica para a cidade”, ressaltou Fábio Novo.

A previsão da solenidade de reinauguração acontecer é no dia 3 de novembro. 

30 mil títulos

A Biblioteca Pública Estadual Desembargador Cromwell de Carvalho, em números, é a segunda maior biblioteca pública do Piauí, além de oferecer um acervo vasto e variado de 30 mil títulos.

Uma das novidades implantadas recentemente foi o Projeto Troca-Troca que vem beneficiar visitantes e associados no sentido de favorecer o intercâmbio de livros através da Biblioteca, além do que é oferecido através do seu próprio acervo. Com o intuito de melhorar o sistema operacional da biblioteca pública um novo sistema – já existente – permite a catalogação automatizada de novos livros e a retomada do sistema de empréstimos.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais