Cidadeverde.com

Notícia da Manhã: Urologista fala sobre câncer de próstata

Imprimir

No primeiro dia de novembro, mês do movimento Novembro Azul, que desenvolve ações voltadas para a saúde do homem, o Notícia da Manhã falou sobre o câncer de próstata, uma das principais causas de morte entre as pessoas do sexo masculino.

Considerado o câncer da terceira idade, grande parte dos casos ocorre a partir dos 65 anos, o seu diagnóstico precoce é muito importante para o sucesso do tratamento e a cura.

No estúdio, o urologista Giuliano Aita informou que cerca de 20 a 30 por cento dos tumores são identificados em fase avançada e traz grandes consequências. Segundo o médico, o diagnóstico tardio leva muitos pacientes ao comprometimento da coluna e muitas vezes a ficarem paraplégicos, passando a ter uma vida limitada.

O especialista disse que quando a doença é descoberta em fase inicial o índice de cura é de cerca de 90 por cento. Ele informou que, segundo o Instituo Nacional do Câncer, são estimados para esse ano no Brasil mais de 60 mil casos novos, com cerca 13 mil mortes, o que equivale a um óbito a cada 40 minutos no País.

O médico completou afirmando que o homem não tem a tradição do cuidado com a saúde como a mulher. "O homem tem a maior mortalidade em todos os níveis de idade e vive em média sete anos menos que as mulheres", frisou.

Doutor Giuliano Aita reforçou a importância do homem ir ao médico fazer exames preventivos, pois o câncer de próstata é assintomático na fase inicial. Ele elencou o que considera os principais fatores que afastam o homem do consultório, que são o exame do toque, a “alegação” da falta de tempo e o medo de descobrir uma doença grave.

Assista na íntegra o quadro Saúde sobre câncer de próstata!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais