Cidadeverde.com

Entenda a diferença entre a caminhada e a Power Caminhada

Imprimir

A Power Caminhada, ou Power Walking, nada mais é do que uma caminhada mais rápida e brusca. "O conceito veio da Europa, onde as pessoas faziam a caminhada até carregando bastões de esqui, de forma mais brusca e veloz", conta o personal trainer Carlos Klein, da equipe Movimente-se, em São Paulo. Ele explica que a prática dessa modalidade pode ser feita carregando pesos de dois a três quilos, para aumentar a intensidade. Subidas e descidas também podem ser encaradas. Mas, afinal, por que aumentar o ritmo da caminhada? Carlos Klein justifica que, apesar de ter contraindicações, o Power Walking melhora a resistência cardiovascular e o condicionamento físico, trabalha os músculos com maior ênfase e emagrece. A seguir, compare a Power caminhada com a caminhada tradicional e saiba qual se encaixa melhor em seu perfil.


Objetivo do treino

1.    As diferenças entre caminhada e Power caminhada começam no propósito. Segundo o personal trainer Carlos Klein, a caminhada é um exercício mais tranquilo, que pode ser feito conversando com outra pessoa e curtindo a paisagem. 

2.    O papo muda com a Power caminhada. "O Power Walking é um treino para gastar calorias, desenvolver o sistema cardiovascular e aumentar o condicionamento físico e, por isso, deve ser focado e sem conversas com quem está ao lado", aponta Klein.


Gasto calórico

1.    O gasto calórico de qualquer atividade física, segundo o treinador Fabrício Vieira, da Fitness Together, em São Paulo, varia de acordo com cada pessoa."Mas, em média, a caminhada queima 500 kcal por hora", conta. 

2.    Já a Power caminhada, por ter um passo mais acelerado, queima as mesmas 500 kcal em apenas 45 minutos.


Trabalho muscular

1.    "A caminhada trabalha glúteos, músculos das coxas, pernas, abdômen e, se feita de maneira adequada, também fortalece ombros e braços e trabalha o coração, aumentando o condicionamento cardiovascular", conta Fabrício Vieira. 

2.    Esses mesmos músculos e órgãos são trabalhados na Power caminhada, mas, por causa da intensidade do exercício, isso acontece com maior ênfase. "Com a velocidade mais rápida, acabamos concentrando o trabalho em alguns músculos, principalmente o tibial anterior (músculo na frente da canela) e a panturrilha", diz o personal trainer Guto Ferrari, da Velox Fitness, no Rio de Janeiro.


Risco de lesões

1.    Sendo um exercício mais light, conta o trio de especialistas, a caminhada tem risco pequeno de lesões. "O motivo é a baixa intensidade dessa atividade", diz o personal trainer Ronaldo Martinelli, da Academia Bioritmo, em São Paulo. 

2.    "Quando você adiciona intensidade a um exercício, você aumenta o risco de lesão", afirma Carlos Klein. O personal Guto Ferrari conta que, no caso da Power caminhada, o aumento do risco acontece porque o passo fica ligeiramente mais longo, elevando o impacto do pé no solo.


Indicação

1.    A caminhada é um dos esportes mais democráticos, podendo ser praticada, inclusive, por pessoas com obesidade. "Como para essas pessoas é difícil aumentar a velocidade, aconselho que elas aliem a caminhada a um rigoroso controle da alimentação, para que emagreçam e consigam praticar a Power caminhada", recomenda o personal Carlos Klein. 

2.    A Power caminhada, por ter mais impacto e exigir mais dos músculos, já não é tão indicada para quem sofre com a obesidade. "Também não recomendo para pessoas com problemas prévios de joelho, tornozelo e quadril", indica Guto Ferrari.


Fonte: Minha Vida

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais