Cidadeverde.com

Regina considera equivocada decisão que manteve Renan na presidência

Imprimir

A senadora Regina Sousa (PT) considerou equivocada a decisão da mesa diretora do Senado de manter Renan Calheiros presidente do Senado, tomada na noite dessa quarta-feira (6).  De outro modo, por causa do dia de reuniões na Casa sobre o assunto, ela acredita que as negociações favoreceram a oposição, que conseguiu fazer com que não houvesse sessão e fosse adiada a votação da PEC dos Gastos Públicos, a qual a bancada petista é contra. 

Regina Sousa falou por telefone ao Programa Notícia da Manhã desta quarta-feira (7) e afirmou que a base do PT vai continuar lutando para que as sessões sejam canceladas e com isso, a votação da PEC dos Gastos Públicos fique sendo adiada. Para ela, é uma forma de os partidos que são contra a PEC terem tempo para se organizarem, ganharem força e reforçarem a luta contra a aprovação da proposta no Senado.

“Na verdade, como era um caráter liminar ontem foi um dia muito tumultuado, de muitas reuniões e acabou que a mesa tomou a decisão, no meu ponto de vista equivocada. A grande vantagem para nós, é que ontem nós conseguimos que não houvesse sessão. Então, não conta para a PEC, já foi um a zero. É claro que a gente não quer que votem essa PEC agora, quer reunir forças para combater nas ruas, para ver se muda ainda no Senado”, declarou a senadora. 

A senadora esclareceu que está na expectativa de o Supremo hoje manter o Renan ou manter a decisão. Para ela, não dá para se prever um resultado, pois acredita que a base do governo vai tomar todas as medidas para que Renan continue na presidência, pois teme que um petista assuma a vaga. 
“Como a gente sabe das articulações que aconteceram, a gente não pode prever um resultado, porque a gente sabe que a noite inteira foi de negociações, e a gente sabe o medo que eles têm de que o Jorge assuma a presidência. Eles temem pela pauta que está aí, não só a PEC , é claro que a PEC é a mais importante, mas tem outros pontos que a gente tem tendência a reverter ou a adiar, tudo que estivesse em regime de urgência a gente teria que examinar, mas agora temos que aguardar essa decisão".

A senadora disse ainda que a bancada petista já fez reuniões de bancada e quer adiar a votação da PEC do Teto. “Tanto que ontem um dos passos que nós demos foi tentar que não houvesse sessão, como não teve. E vamos tentar hoje de novo que não tenha, para não contar o tempo, e aí entraria o recesso, e ela ficaria para depois. Mas aí a gente também tem que contar, nós somos, como eu gosto de brincar, a esmagadora minoria, então eles podem ver,  regimentalmente, alguma manobra aí que possam colocar na pauta, aquela história do plenário soberano.  

Embora tradicionalmente o presidente da mesa é quem pauta as coisas, mas a gente sabe que nem na mesa nós temos mais líder, só temos duas pessoas na mesa. Mesmo assim a gente vai tentar reverter, tentar que não se vote, até para a gente acumular mais forças e tentar reverter os efeitos dessa PEC”, concluiu Regina Sousa.

 

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais