Cidadeverde.com

Tenório é tetracampeão no judô paraolímpico

Imprimir
O judoca Antônio Tenório da Silva fez história no esporte paraolímpico. Nesta terça-feira, o paulista conquistou o tetracampeonato nos Jogos ao derrotar Karim Sardarov, do Azerbaijão, na final da categoria até 100 quilos classe B1 (atletas com deficiência visual).



Antônio Tenório, porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos de Pequim, teve uma participação impecável. Na primeira luta da categoria, ele passou fácil pelo iraniano Hamzeh Nadri com um ippon.

Depois, num duelo mais complicado, que durou 3min44, o brasileiro bateu o norte-americano Myles Porter também com um ippon. Nas semifinais, foi a vez de aumentar o ritmo e derrotar o ucraniano Nikola Lyivytskyi com outro ippon.

Aos 37 anos, Antônio Tenório se tornou um dos atletas mais vitoriosos do esporte. Ele foi o primeiro a conquistar para o Brasil uma medalha de ouro no judô paraolímpico, em 1996, em Atlanta, quando competiu pela categoria até 86 quilos.

As outras conquistas de Antônio Tenório aconteceram nas Paraolimpíadas de Sydney(2000), quando lutou pela categoria até 90 quilos, e em Atenas (2004), já pela categoria até 100 quilos.

Antônio Tenório perdeu a visão de um dos olhos ainda quando criança, após receber uma pancada no rosto numa brincadeira com os amigos. Uma infecção acabou tirando a visão de seu outro olho. Após ficar cego, ele intensificou os treinos para poder defender o Brasil na Paraolimpíada.

 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: