Cidadeverde.com

Saúde oral: Cuidados a ter para um sorriso saudável

Imprimir

Ensinar às crianças hábitos de higiene oral é investir, desde cedo, na sua saúde oral, com resultados visíveis no futuro. E é por isso que os primeiros passos podem ser dados após o nascimento, prevenindo aquilo a que os especialistas chamam “cáries de biberão”. Na hora da sesta, dê ao seu bebé um pouco de água ou mesmo a chucha. Estará a proteger os seus primeiros dentes. Familiarizar os nossos filhos com o consultório médico logo desde pequenos é meio caminho andado para ajudar a que, no futuro, encarem as deslocações ao dentista como algo natural e as integrem facilmente nas suas rotinas. Estas visitas devem acontecer, pelo menos, uma vez por ano e incluir sempre um check-up total à boca.

Regras essenciais a uma boa saúde oral
No dia-a-dia, existem algumas rotinas de higiene oral que crianças, adolescentes e adultos devem seguir para manter os seus dentes e gengivas saudáveis, assim como prevenir cáries ou outras complicações. Em baixo pode consultar alguns conselhos de higiene e alimentação que contribuem para manter uma boa saúde oral:

 

Escovagem dos dentes

A escovagem deve fazer-se duas vezes ao dia, sempre com uma boa pasta com flúor e tendo em atenção todas as superfícies dos dentes.

 

Utilização do fio dentário

Na escovagem da noite, use também fio dentário. Este ajuda a limpar os resíduos que se alojam entre os dentes e a remover a chamada placa bacteriana.

 

Alimentação cuidada

A alimentação também tem um papel importante ao nível da saúde oral pelo que deve incluir na sua dieta alimentos mais saudáveis e limitar todos os produtos açucarados e com mais hidratos de carbono. No final das contas, a sua saúde oral agradece e o sorriso também.

 


 

Fonte: Cofina media

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais