Cidadeverde.com

Alguns alimentos são fortes aliados para o fortalecimento dos cabelos

Imprimir

Uma alimentação balanceada interfere diretamente na saúde e aparência dos fios. Saiba quais são os alimentos que precisam estar no prato para que suas madeixas cresçam fortes e com brilho. 

A proteína presente na carne vermelha é essencial para ajudar os fios a absorverem nutrientes. “Nosso cabelo é formado essencialmente de proteína, e sua deficiência implica diretamente na saúde capilar. Quando é ingerida em pouca quantidade ou de má qualidade, as madeixas se tornam quebradiças e há perda de sua cor”, acrescenta a dermatologista Daniela Nunes Ribeiro. 

Alimentos alaranjados, como a cenoura, possuem betacaroteno, responsável por controlar a produção sebácea e a oleosidade excessiva do couro cabeludo. “Essa substância também contribui para a elasticidade do fio”, explica Maria Fernanda Kok, dermatologista voluntária do Instituto Horas da Vida. 

Linhaça, quinua, aveia, chia, feijão-branco e outros grãos integrais são fontes de zinco, que estimula a multiplicação das células, favorecendo o crescimento e fortalecimento dos cabelos.

“As vitaminas do complexo B presentes no espinafre são fundamentais para quem deseja que os fios cresçam rápido e de forma saudável, pois esse nutriente atua na multiplicação celular”, explica a dermatologista Maria Fernanda Kok. 

 


Comer uma porção de peixe três vezes por semana fornece vitamina B3 ao corpo. “Essa vitamina aumenta a circulação no couro cabeludo, facilitando a entrega de nutrientes”, conta a tricoterapeuta Raissa Hein, do Instituto de Beleza Moça Bonnita, de São Paulo


O magnésio da fruta atua na formação de proteínas que constituem os cabelos. “Assim como a queratina, o magnésio forma uma película ao redor do fio, protegendo e dando elasticidade a ele”, conta Daniela Nunes Ribeiro. 

“O gengibre tem atividade anti-inflamatória, importante para evitar a queda de cabelo. Pode ser consumido como tempero, adicionado à comida”, afirma Maria Fernanda Kok. 

Além de muita água, o melão possui quantidades significativas de vitamina A, que controla a produção de sebo no couro cabeludo, evitando oleosidade e doenças na região, como seborreia. 

O cálcio do iogurte e do leite desnatados é um mineral importante para o crescimento dos cabelos, pois estimula a produção de enzimas que promovem a multiplicação celular, fortalecendo o bulbo capilar. 

 

Fonte: Editora Abril

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais