Cidadeverde.com

Governo do Estado apóia projeto que resgata a Balaiada

Imprimir
O Governo do Estado através da Fundação Cultural do Piauí (Fundac) e da Secretaria de Educação (SEDUC) está apoiando o projeto ?Balaiada?, do Movimento Novos Balaios.
 
Esse projeto foi lançado em 13 de dezembro de 2007 e tem como objetivo a realização de Fóruns, distribuídos por microrregiões estabelecidas no território da Balaiada, um movimento revolucionário e social que se estendeu pelo Maranhão, Piauí e Ceará de dezembro de 1838 a meados de 1841.
 
O Projeto também prevê o resgate da identidade da Balaiada junto aos municípios que foram cenários da história. Com base nisso, será realizado o ?Fórum Internacional - Balaiada 170 anos?, que será realizado nos dias 12 e 13 de Dezembro no município de Caxias no estado do Maranhão. O evento terá a participação de estudiosos, pesquisadores além do público em geral.
 
Na ocasião serão lançados concursos de monografias sobre o assunto, além do lançamento de 11 obras sobre a Balaiada. Para desenvolver o projeto dos fóruns a partir de 2009 será instalada uma câmara técnica sobre o projeto Balaiada, composta por representantes dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará. 
 
?Os fóruns e reuniões servem para instigar estudantes e pesquisadores a discutirem sobre o assunto?, declara Claudete Maria Miranda Dias, professora do Departamento de Geografia e História da Universidade Federal do Piauí.
 
De acordo ainda com a professora, os registros do movimento da Balaiada permanecem dispersos na historiografia brasileira e na tradição oral. Não são poucas as interpretações deturpadas a partir de interesses de determinadas classes sociais: "A historiografia é um instrumento eficaz na formação da mentalidade em qualquer sociedade e na reprodução da ideologia da classe dominante", afirma.

 

Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: