Cidadeverde.com

Entenda o que provoca a retenção de líquido e como combatê-lo

Imprimir

O corpo humano é feito com muita água, entretanto, em algumas situações o organismo retém água em excesso, resultando em inchaços que podem incomodar bastante. Mas a boa notícia é que é possível acabar com a retenção de líquido no corpo, e para fazer isso você não precisará fazer nada difícil e nem desagradável.

1 – Tensão Pré-Menstrual (TPM)

Dias antes da menstruação ocorre um aumento da produção de progesterona. Esse aumento provoca a retenção de líquidos, que pode ser sentida nos seios e na região do abdômen. Ao iniciar o fluxo menstrual, ocorre a queda dos níveis de progesterona, então os inchaços tendem a desaparecer.

Como evitar

Para evitar a retenção de líquidos pode ser útil consumir vitamina E e ácido gamalinoleico de maneira regular. Alguns estudos já provaram que essas substâncias ajudam a diminuir o inchaço. A vitamina E e o ácido gamalinoleico são encontrados em farmácias sob a forma de cápsulas, porém, alguns alimentos também contém essas substâncias: Alimentos que contém vitamina E: nozes, castanhas, germe de trigo, sementes e óleos vegetais.


2 – Uso de anticoncepcionais com alta dosagem hormonal

Todos os anticoncepcionais podem provocar a retenção de líquidos no corpo. Entretanto, algumas pílulas favorecem ainda mais o surgimento do problema. As pílulas mais antigas possuem muito mais estrogênio que as pílulas mais modernas, e podem provocar mais retenção hídrica.

Como evitar

Para acabar com a retenção de líquidos seria necessário abandonar o uso de anticoncepcionais, entretanto, essa pode não ser uma boa solução. O ideal então é conversar com o ginecologista para saber se a pílula que você está tomando é do tipo mais antigo. Caso seja, veja com ele se é possível mudar.


3 – Usar salto alto

A elegância pode sair cara, pois aquele salto enorme pode fazer com que sua panturrilha fique muito tensa, então ela não conseguirá bombear os líquidos, então você sofrerá com inchaços nas pernas.

Como evitar

Troque o saltão por um intermediário, entretanto, se isso não for possível, vá para o trabalho com um sapato mais confortável, e quando chegar lá, troque. Nos intervalos, volte a usar o calçado mais confortável. À tarde, quando for voltar para casa, tire o saltão e calce o sapato mais confortável. Essas atitudes podem ajudar você a diminuir a retenção de líquidos.

4 – Ficar muito tempo sentada

Quando você passa muito tempo sentada, sua panturrilha não consegue bombear os líquidos do corpo para o tronco, isso acaba provocando uma grande pressão, e surge o inchaço.

O que fazer para evitar

Para evitar o problema é importante que você não fique sentada por mais de 30 minutos ininterruptos. A cada meia hora, levante-se e caminhe durante alguns minutos. Também é importante sentar-se com a coluna bem reta. Massagear os pés de vez em quando também pode ajudar.

5 – Ficar muito tempo de pé também não é bom

Ficar muito tempo de pé faz com que os líquidos desçam para as extremidades das pernas. Caso o retorno desses líquidos para o tronco não funcione adequadamente, pode surgir inchaços nas pernas e nos tornozelos, e você ficará com uma sensação de peso.

O que pode ser feito para evitar

Para evitar esse desconforto o ideal é mudar de posição de vez em quando, ou seja, sentar-se durante alguns minutos ou fazer pequenas caminhadas. Caso não seja possível fazer isso, use meias de compressão, elas ajudam a melhorar a circulação sanguínea.

6 – Sal em excesso pode causar retenção de líquidos no corpo

Alimentos muito salgados podem contribuir para a retenção de líquidos no corpo. O sódio prejudica o equilíbrio hídrico do organismo, provocando a retenção hídrica, além disso, aumenta a pressão arterial.

Como evitar

Para evitar a retenção hídrica é preciso diminuir o consumo de sal, aumentar o consumo de potássio (encontrado em frutas e verduras) e beber muita água todos os dias. O potássio ajuda a controlar os níveis de sódio no corpo, e a água estimula a função renal e contribui para a eliminação de toxinas.

7 – O calor também provoca retenção de líquidos

O clima quente faz com o que os vasos sanguíneos fiquem mais dilatados, assim, uma maior quantidade de líquido sai e fica no espaço entre as células, e vai se acumulando. Isso acontece porque o organismo busca baixar a temperatura interna do corpo para suportar o calor.


Fonte: Emagrecimento Urgente

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais