Cidadeverde.com

Conheça 8 dicas para você acordar mais cedo e aproveitar melhor o seu dia

Imprimir

Um hábito a adquirir. OK, não é fácil dizer, quanto mais fazer, mas não é impossível! Não faça alterações drásticas na sua rotina matinal de um dia para o outro. Comece devagar, ou seja, nos primeiros dias comece por levantar-se 15 a 30 minutos mais cedo. Nas semanas seguintes, outros 15 minutos e assim sucessivamente até conseguir levantar-se à hora que pretende.  

Deite-se mais cedo. Pode estar habituado a ficar a pé até tarde, a ver televisão ou a navegar na Internet, mas se mantiver este hábito enquanto tenta implementar o outro, mais tarde ou mais cedo, um vai ceder e sabemos muito bem qual deles é que vai ser! Vai aterrar na almofada, dormir até o mais tarde possível, arrastar-se da cama de manhã e ter que começar tudo de novo outra vez. A melhor sugestão para não cair novamente neste ciclo vicioso é deitar-se mais cedo. Se nas primeiras noites tiver dificuldade em adormecer, aproveite para ler aquele livro que tem na mesa de cabeceira há séculos! Se estiver realmente cansado, vai adormecer mais depressa do que imaginava!

Coloque o despertador longe da cama. Sim, este é um velho truque… que funciona! Se tiver o despertador na mesa de cabeceira, vai desligá-lo vezes sem conta, até finalmente se levantar ou até adormecer novamente. Se estiver longe da cama, terá que se levantar para o desligar. Aí já estará de pé, por isso, agora é só resistir ao impulso de voltar para a cama!

Saia do quarto mal desligue o despertador. Resista ao impulso de voltar para a cama! Ponha essas pernas a mexer e saia imediatamente do quarto – vá lavar a cara com água fresca ou ponha o café a fazer… já passou, já está de pé, pronto para mais um dia!

Não racionalize. Se permitir que o seu cérebro o convença que se calhar levantar-se cedo não é afinal muito boa ideia – porque trabalhou muito ontem, porque precisa de descansar, porque ainda tem muito tempo para se levantar – nunca vai conseguir! Voltar para a cama não pode ser uma opção!

Uma boa razão. Tenha sempre uma boa razão para se levantar cedo, algo que o motive a saltar da cama mal ouça o despertador. Podem ser muitas coisas –fazer jogging, escrever, trabalhar no seu blog, ler, passear o cão, tomar o pequeno-almoço numa esplanada à beira-mar – basta escolher apenas uma!

Um prémio para si. Oferecer-se um “prémio” por se levantar cedo é apenas uma pequena motivação para as primeiras e difíceis manhãs. Pode ser ir buscar croissants frescos à padaria para o pequeno-almoço, beber o seu café e folhear a sua revista preferida na varanda ou fazer Pilates. Se tiver algo que realmente gosta à sua espera todas as manhãs, então vai tornar-se cada vez mais fácil levantar-se cedo… e a melhor parte é que pode manter o seu “prémio” ou ritual pessoal, seja ele qual for.

Aproveite bem o tempo que ganhou. Não se levante uma hora mais cedo apenas para ir navegar para a Internet, a não ser que isso faça parte dos seus objectivos – como fazer pesquisa para um artigo importante, criar um blog ou site. Não vale a pena fazer o esforço para sair da cama mais cedo se não vai aproveitar o tempo que ganhou! Aproveite cada minuto bem… quando a maioria das pessoas se levantar, você já lhes deu um grande avanço!


Fonte: Estado Zen

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais