Cidadeverde.com

Férias escolares: Cuidados com a alimentação infantil para evitar transtornos

Imprimir

Como manter hábitos nutricionais saudáveis
Dentro desse quesito, é bom levar em consideração algumas dicas simples e eficazes, passadas pela nutricionista Cyntia Maureen. Elas vão ajudar a manter a linha alimentar das crianças, mesmo na época das férias, sem fazer com que elas abram mão de algumas comidas, levando em consideração a preservação da saúde.

Hidratação
Um ponto que merece grande atenção por parte dos pais durante as férias é a hidratação. “O calor intenso e a correria das brincadeiras aumentam as necessidades hídricas e de sais minerais, portanto, é imprescindível oferecer água constantemente. Vale a pena lembrar que não devemos esperar os pequenos sentirem sede, pois isso já é um indício de desidratação”, orienta a especialista. De acordo com Cyntia, alimentos que hidratam ao mesmo tempo em que saciam, como frutas e verduras são excelentes opções e, por conta disso, devem estar presente com muita frequência nas refeições das crianças, especialmente nos dias de calor intenso do verão. “Destaco a melancia, laranja, manga, pepino, cenoura e espinafre”, exemplifica.

Trocas saudáveis
Cyntia ainda lista algumas trocas valiosas que podem ser feitas fora de casa gerando diversos benefícios à saúde dos pequenos. “O ideal é substituir alimentos calóricos por opções de baixa caloria e alto valor nutricional. Por exemplo, oferecer sucos  naturais ou integrais ao invés do refrigerante, preferir opções ricas em fibras, grão integrais e sem ou com pouca adição de açúcar, em detrimento de bolos e doces excessivamente açucarados, são boas pedidas para manter em dia a nutrição infantil”.

Opções práticas e saudáveis
Por fim, segundo a nutricionista, como as férias são um período marcado pela realização de diversos passeios fora do lar, é importante que os pais olhem com carinho para opções práticas e saudáveis, que podem ser transportadas com facilidade.


Fonte: Remédio Caseiro

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais