Cidadeverde.com

Governo lança o Mapa da Região Ecológica dos Babaçuais

Imprimir

Foi lançado nesta quinta-feira (26), no Palácio de Karnak, com a presença do governador Wellington Dias (PT), o Mapa da Região Ecológica dos Babaçuais. A construção do Mapa foi promovida pela Cartografia Social da Amazônia, junto com o movimento de Quebradeira de Coco Babaçu do Estado, além da várias outras instituições parceiras. O trabalho foi realizado em regiões dos estados do Piauí, Maranhão, Bahia e Tocantins.

No estudo, que deu origem a configuração do mapa, foram feitas pesquisas de campo georeferenciadas por mecanismos áudio visuais, oficinas, reuniões, mutirões, minilaboratórios, dentre outros, que levaram a detecção de que a área dos babaçuais no Piauí aumentou de 18 para 25 milhões de hectares.

As pesquisas foram feitas em todo o território do Cocais e Entre Rios com a participação de quebradeiras de coco e outros estudiosos.

O professor da instituição parceira Universidade Federal do Piauí, Alfredo, destacou que o território dos Cocais tem sido importante para a economia do Piauí desde 1911 e abrange a extensão que passa por mais de 100 municípios. "Ou seja, no trabalho para a construção do Mapa, conseguimos mapear cerca de 50% do território".

O Mapa foi entregue ao governador Wellington Dias e o movimento de Quebradeiras de Coco entregou uma Carta oficial, destacando o trabalho e as reivindicações da categoria. Dentre elas, estão o pedido de regularização das terras do Babaçu no Estado e o auxílio do governo para a preservação de toda essa área.

 

Flash Lyza Freitas
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais