Cidadeverde.com

Ex-primeira-dama Marisa Letícia passa por nova tomografia nesta sexta-feira

Imprimir

A ex-primeira-dama Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, passará por mais uma tomografia na manhã desta sexta-feira (27) para verificar se houve melhora na infecção que se formou em seu cérebro após o acidente vascular cerebral (AVC) da última terça (23). Ela segue internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sem previsão de alta.

Os médicos que acompanham Dona Marisa pediram o novo exame para avaliar se o grau de infecção provocado pela hemorrogia cerebral melhorou ou piorou. Se tiver melhorado, a equipe médica vai tirar gradativamente o sedativo que mantém a ex-primeira-dama desacordada. Caso contrário, ela vai continuar em coma induzido por tempo indeterminado.

O Dr. Roberto Kalil Filho, chefe da junta que atende Marisa, explicou que a atividade cerebral só chega ao seu pico depois de passado, no mínimo, três dias de um trauma como o AVC. Nesta sexta-feira, então, quando completa-se o terceiro dia, o médico está esperançoso de que seja possível fazer uma melhor avaliação das regiões do cérebro afetadas pela hemorragia.

Marisa Letícia está acomodada em uma cama térmica. Com o auxílio dela, os médicos conseguem baixar a temperatura do corpo, que normalmente fica perto dos 35ºC, para até 25ºC. O objetivo é diminuir o metabolismo e, junto com ele, a atividade cerebral, para que o cérebro consiga absorver de forma mais rápida o excesso de sangue acumulado na caixa craniana.

AVC e internação

Dona Marisa passou mal em casa, mas demorou a procurar atendimento. Ela foi levada inicialmente para o Hospital Assunção, em São Bernardo do Campo, e de lá seguiu para o Sírio-Libanês, onde deu entrada por volta das 15h30 da última terça-feira com o diagnóstico de AVC. Ela foi encaminhada diretamente para o setor de emergência, sedada e colocada em um respirador mecânico.

Ainda na terça, Marisa passou por um procedimento de emergência que durou cerca de duas horas para conter a hemorragia no cérebro. Os médicos fizeram uma arteriografia cerebral para detectar a localização da lesão. Eles introduziram um cateter pela virilha da ex-primeira-dama que chegou até a região afetada para estancar o sangramento. É o que se chama de embolização.

O procedimento foi bem-sucedido e os médicos conseguiram estancar a hemorragia. Lula acompanhou tudo ao lado de Marisa. Ele estava em um evento com metalúrgicos em São Bernardo do Campo, mas, após saber do AVC, dirigiu-se direto ao hospital. O ex-presidente tem usado o Twitter para se manifestar sobre a recuperação da mulher.

Outro procedimento

Na quarta-feira (25), Marisa Letícia teve de passar por outro procedimento cirúrgico. Desta vez, para a "passagem de um cateter ventricular para monitoração da pressão intracraniana", como informou o hospital. A decisão dos médicos ocorreu após "avaliação tomográfica de crânio para controle de sangramento cerebral", completou a nota divulgada pelo Sírio-Libanês.

Causas

De acordo com Kalil Filho, Marisa já tinha um aneurisma, diagnosticado há cerca de dez anos. Na época, não havia indicação cirúrgica, mas apenas de acompanhamento clínico. Segundo o médico, foi esse aneurisma que se rompeu.

O aneurisma cerebral é a dilatação anormal de parte de uma artéria ou veia que irriga o cérebro. Essa dilatação faz com que parte do vaso fique mais fina, mais sensível, como se fosse uma bolha, que pode se romper a qualquer momento e provocar uma hemorragia.

Kalil lembrou que a ex-primeira-dama é hipertensa e disse que uma crise hipertensiva pode ter sido responsável pelo AVC: "O paciente hipertenso tem que se cuidar. No dia a dia a sua pressão varia, mas ela teve um quadro de crise hipertensiva e isso provavelmente rompeu o aneurisma".

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais