Cidadeverde.com

Em Oeiras(PI), Cineas entrevista secretário de cultura

Imprimir

O Feito em Casa, deste sábado(28), fez uma viagem à Oeiras(PI), que, recentemente, completou 300 anos de fundação. Por conta da data, várias obras do governo do Estado foram inauguradas no município, entre elas, a restauração do relógio inglês e bicentenário, que fica na praça principal e há anos não funcionava. A recuperação desse símbolo da cidade foi feita pela secretaria estadual de cultura, que tem como gestor o Fábio Novo. 

Para falar sobre essa e outras ações da pasta, Cineas Santos conversou com Fábio Novo, no adro da igreja Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras, tendo a imagem do relógio ao fundo.

O apresentador abriu a entrevista dizendo que Fábio Novo está fazendo "uma pequena grande revolução na área da cultura" e explicou: "pequena porque faz com pouco dinheiro e grande porque os efeitos são notáveis e notórios".

Fábio disse que para bancar todas as suas ações "a mágica é não roubar" e que faz "prezando pela qualidade do gasto". Segundo ele, o orçamento de sua secretaria é muito pequeno, menos de 0,5% de todo o orçamento do Estado.

O secretário disse ainda que estava feliz em devolver para Oeiras o relógio funcionando. Para ele, trata-se de um símbolo da cidade. Também falou sobre outra ação da secretaria no município, que foi a recuperação e restauração do famoso sobrado do major Selemérico, onde hoje funciona um espaço cultural.

Fábio Novo lembrou que o sobrado foi o primeiro palácio do governo do Piauí e é uma edificação de 1845. Ele destacou o minucioso trabalho de restauração do local e listou o que, atualmente, funciona no sobrado. Segundo o secretário, no piso superior tem a sala dos governadores, inclusive, com a mesa onde Visconde da Parnaíba assinou decreto de adesão do Piauí à independência do Brasil; a sala que conta, através de telas de artistas plásticos, a religiosidade e as lendas de Oeiras; um espaço destinado à Esperança Garcia, e o memorial em homenagem ao músico Possidônio Queiroz. Lembrou ainda que no piso inferior funcionam escolas de bandolins, congo e capoeira.

No final da entrevista, Fábio Novo revelou que obras de restauração do museu de Piracuruca(PI) estão sendo feitas e frisou que considera esse o papel da secretaria: Preservar a história e a memória do Piauí.

Confira no vídeo a entrevista completa!


Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais