Cidadeverde.com

5 passos para encontrar o equilíbrio emocional

Imprimir

1. Você deve estar em cima das preocupações, nunca embaixo delas

Para falarmos de equilíbrio emocional devemos manter uma adequada sensação de controle sobre nossa realidade.A necessidade de estarmos “em cima” de nossas preocupações implica precisamente isso: desenvolver uma percepção clara de que temos as rédeas da situação. No momento em que nos sentimos embaixo de nossos problemas, nos deixarmos ser arrastados por eles. Vamos ver um exemplo. Estamos sem trabalho. É uma situação complexa e até dramática na maior parte dos casos. Entretanto, se perdermos o controle e dizermos a nós mesmos que “isso já não tem solução” e que “não vamos sair nunca desse estado”, estaremos cativando nossos próprios medos. Sendo assim, lembre-se: situe-se um pouco mais acima daquilo que o preocupa para manter o controle. Vai ver que nada poderá vencê-lo.

 

2. Aceite a adversidade
O samurai aceita sua morte. Entende que, cedo ou tarde, dará sua vida pelo seu dever, tal e como diz o bushido. No nosso caso, e sem chegarmos a esse extremo, devemos aceitar a adversidade. É necessário entendermos e assumirmos que a vida não é fácil, que, às vezes, perdemos e que precisamos deixar algo ir.
Assumir essa parte escura da vida nos permitirá sermos mais realistas e mantermos uma mente mais calma. Desse modo, estaremos nos aproximando mais do equilíbrio emocional.


3. Desenvolva sua capacidade de decisão
Temos que ser pessoas ativas e não meras espectadoras. Se nos deixarmos levar sem sermos capazes de decidir por nós mesmos, a autoestima se fragmenta e, com ela, nossas emoções, nossa dignidade, nossos valores… Temos que desenvolver nossa assertividade, sermos protagonistas em nossos campos de batalha e não meros escudeiros.


4. Sua mente é sua melhor aliada
Para um samurai, sua mente é sua melhor aliada. Contudo, só uma mente calma permite obter o triunfo sobre seus inimigos. Descubra também: 5 chaves para acalmar a mente inquieta e encontrar a paz interior. O estresse, as dúvidas e o medo são grandes inimigos dessa mente equilibrada que sabe onde focalizar a atenção.
Para treinar essa grande aliada, devemos encontrar momentos para nós mesmos ao longo do dia. O silêncio, a meditação e atender as próprias necessidades e pensamentos ao dia, durante 1 ou 2 horas, permitirá ajustarmos mais essa mente para que fique tranquila.


5. Tenha claro seus valores, seus princípios e qual é seu horizonte
Assim como os samurais tinham seu código bushido, nós devemos ter nossos próprios valores. São esses que nada nem ninguém devem derrubar. Se você tem um propósito e sabe quais são suas raízes, nada o deve deter. Esse será seu foco no horizonte e, esses, seus princípios. O equilíbrio psíquico e emocional que isso pode dar é, sem dúvidas, muito significativo.


Fonte: Melhor com Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais