Cidadeverde.com

Reverta o metabolismo lento depois dos 40

Imprimir

É comum escutarmos que conforme envelhecemos manter o mesmo peso fica quase impossível. Isto ocorre porque a partir dos 30 anos, a máquina humana começa a ficar mais lenta. O metabolismo basal, que é o valor de referência do quanto o corpo gasta de calorias para se manter, começa a ficar mais lento. A diminuição da musculatura e o maior acúmulo de tecido adiposo pode acontecer, mesmo sem ocorrer uma mudança no padrão alimentar. O declínio do metabolismo é consequência da progressiva mudança da composição corporal, potencializada pela diminuição dos hormônios sexuais, típica do envelhecimento após 40 anos, perde-se em média 10% da massa magra por década e, a cada ano, entre 40 e 60.

 


E a dieta após 60 anos? Ela deve seguir os mesmo princípios:

Qualidade

Prefira alimentos integrais. Os alimentos integrais são ricos em fibras que proporcionam uma série de benefícios para a saúde. Elas melhoram o trânsito intestinal, previnem o diabetes, controlam os níveis de colesterol, ajudam na perda de peso e são aliadas da imunidade e do coração. As gorduras boas também são importantes. Elas são importantes para a saúde do cérebro e alguns ácidos graxos tem ação anti-inflamatória. Outro cuidado importante é preferir as carnes magras, como peixes e aves, pois elas contam com menor quantidade de gorduras saturadas. Invista em frutas, legumes e verduras. Esses alimentos contam com boa quantidade de vitaminas e tem ação antioxidante, que irá diminuir o envelhecimento celular.

Quantidade

Caso bata aquela vontade por um doce ou outro alimento, saiba que você pode comer de tudo, mas com moderação. Outra atitude interessante é fracionar suas refeições. Isto porque comer de 3/3 horas ajuda a aumentar a queima calórica.

Outros cuidados

Só não pode esquecer-se de tratar doenças associadas como menopausa, infecção crônicas, insônia, hipotireoidismo, depressão cuja prevalência aumenta com a idade. E, sempre associar atividade física, principalmente favorecendo alongamento e musculação.

 


Fonte: Minha Vida

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais