Cidadeverde.com

Universitários fazem repelentes para combater o Aedes aegypti; veja receita

Imprimir

 

Universitários aprenderam a produzir um repelente com ingredientes naturais para se proteger dos mosquitos e que qualquer pessoa pode fazer em casa. A expectativa é de que se gaste apenas R$ 3 para a produção de um frasco de repelente de aproximadamente 600 ml. 

A base para a loção é o cravo-da-índia, especiaria conhecida por afastar insetos de todo o tipo. Dos principais mosquitos repelidos pelo produto estão o Aedes aegypti, o Culicidae (Mosquitos e pernilongos) e o Trypanosoma Cruzi (Barbeiro).  Além disso, a receita conta também com ingredientes como óleo de amêndoas e álcool de cereais, todos ingredientes de baixo custo. 

A validade do repelente também é fácil de ser percebida - seu tempo de uso é determinado através do aroma do cravo-da-índia, ou seja, enquanto o aroma do cravo permanecer, o produto pode ser utilizado. São aproximadamente dois meses.

A receita foi trazida pelas técnicas de laboratório Suseanne Kedma e Estefane Santos, com supervisão da professora Renata Andrade, para a Mostra de Responsabilidade Social da Faculdade DeVry | FBV. As técnicas explicam que a ideia surgiu após notarem diversas áreas de risco para contaminação pelo Aedes aegypti na região. 

Confira a receita do repelente natural:

Ingredientes:
- 1/2 litro de álcool de cereais
- 10g de cravo-da-índia
- 100ml de óleo de amêndoas
- 1 frasco escuro para a mistura

Misture o álcool de cereais com os cravos em um frasco escuro (que não deixe a luz passar) e bem fechado. Deixe a solução descansando por quatro dias, durante esse tempo, agite duas vezes por dia, de manhã e à noite. Após esse período, coe a solução, descartando os cravos. Em seguida acrescente o óleo de amêndoas e agite bem.

Modo de uso:
Passe uma pequena quantidade nas regiões expostas do corpo.

Recomendações:
- Não é recomendado o uso por pessoas com alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.
- Não aplicar em pele lesionada, evitar contato com os olhos, boca e nariz.
- Não ingerir.
- Em caso de reação adversa, procurar imediatamente um médico.
- Produto natural, sem processos farmacológicos ou testes laboratoriais.
- Por conter óleo de amêndoas em sua composição, pode causar queimaduras caso a pessoa se exponha ao sol logo em seguida.

 

Da Redação

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais