Cidadeverde.com

Governo e Prefeitura lamentam morte do cordelista Pedro Costa

Imprimir

O governo do Estado e a Prefeitura municipal de Teresina divulgaram uma nota de pesar pela morte do cordelista Pedro Costa, na manhã deste sábado(11). O Estado lamenta e afirma que o poeta foi um nome expressivo da cultura piauiense. Já a Prefeitura afirma que ele será lembrado como uma grande expressão da poesia popular, ora como autor, ora como produtor e divulgador. 

A nota estadual lembra também que Pedro Costa representou a classe artística no Conselho Estadual de Cultura com responsabilidade e serenidade os poetas e cantadores. E o Município diz que ele foi parceiro em diversas iniciativas culturais, entre elas o Projeto “Cordel nas Escolas”, agraciado pelo Ministério da Cultura com o “Prêmio Cultura Viva”.

O poeta e cordelista morreu aos 54 anos, com complicações do diabetes e após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O velório acontece na Fundação Nordestina do Cordel (Funcor), fundada por ele, localizada no Parque Itararé, zona Sudeste. O enterro acontece no cemitério do Renascença, às 10 horas de domingo (12).

Veja as notas na íntegra:

O Governo do Estado do Piauí manifesta pesar pela perda irreparável do poeta e cordelista Pedro Costa, ocorrida na manhã deste sábado. Pedro Costa foi um nome expressivo para cultura piauiense, editou a Revista De Repente, uma das publicações mais tradicionais da cultura popular e representou, com muita responsabilidade e serenidade, os poetas, cantadores e toda classe artística no Conselho Estadual de Cultura.

Prestamos condolências a todos os amigos, admiradores e familiares e que eles possam ter o conforto nesse momento de tristeza.

Governo do Piauí

A Prefeitura de Teresina associa-se às manifestações de pesar pelo inesperado falecimento do poeta, violeiro e cordelista Pedro Costa, ocorrido na madrugada de hoje.

Ele será lembrado entre nós como uma grande expressão da poesia popular, ora como autor, ora como produtor e divulgador. Foi nosso parceiro em diversas iniciativas culturais, entre elas o Projeto “Cordel nas Escolas”, agraciado pelo Ministério da Cultura com o “Prêmio Cultura Viva”.
Seu legado assinala também a revista “De Repente”, criada por ele como a única do gênero no país, com mais de 20 anos de circulação ininterrupta, e a

Fundação Nordestina de Cordel (Funcor), por ele fundada e presidida. Pedro Costa colaborou ainda com a cultura piauiense e a teresinense, em particular, como membro do Conselho Estadual de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura.

As nossas condolências à família, aos amigos e aos poetas populares, bem como à legião de fãs que o poeta deixou no Piauí e pelo Brasil afora.

Teresina, 11 de março de 2017

Prefeitura de Teresina

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais