Cidadeverde.com

Oeiras: Cerca de 10 mil homens participam de procissão do Fogaréu

Imprimir

Em Oeiras, a tradicional Procissão do Fogaréu, que aconteceu nessa sexta-feira (13), foi acompanhada por mais de 10 mil homens. Pela tradição, a procissão é acompanhada apenas por pessoas do sexo masculino. 

A participação dos homens representa simbolicamente a ida dos soldados romanos a procura de Jesus Cristo para prendê-lo. Segundo a Igreja Católica, existe outra representatividade para isso, de que esses homens que acompanham a procissão estão em busca da salvação e de luz. 

Os fiéis se concentraram, como de praxe, no patamar da catedral de Nossa Senhora das Vitórias, no centro da cidade. A caminhada começou por volta das 21h e se estendeu por carca de 1 km ao redor do centro histórico.

As luzes da cidade nos locais do percurso são apagadas e apenas as lamparinas, que são o símbolo maior dessa manifestação de fé, ficam acesas sendo carregadas em bastões pelos homens
 
Após o percurso, os homens se concentraram novamente em frente a catedral, de onde escutaram um sermão de cerca de 10 minutos do padre Joares Nonato, que é da cidade de Santo Inácio do Piauí, próxima a região de Picos.
 
Uma curiosidade do sermão foi que a Ave Maria, este ano, foi cantada ao som de uma sanfona.

Neste sábado acontece o sermão e depois de procissão do Senhor Morto e a noite, seguindo a memória do Sábado de Silêncio, acontece apenas uma missa na catedral. No domingo de Páscoa, tem a missa da Ressureição de Cristo.  

 

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais