Cidadeverde.com

TSE diz que estrangeiros acompanharão eleições no Brasil

Imprimir

Seis países já comunicaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que enviarão representantes para acompanhar as eleições municipais brasileiras do dia 5 de outubro. Moçambique, Quênia, Angola, Costa Rica, Argentina e Palestina informaram que seus observadores virão para conhecer o processo de votação por urnas eletrônicas e a apuração das eleições no País.

Além dessas nações, Iraque, Venezuela e o Catar já manifestaram interesse em mandar representantes. Um dos dois representantes do Iraque possivelmente será o próprio presidente da Comissão Eleitoral daquele país.

No dia 28 de agosto, o TSE encaminhou a 155 embaixadas localizadas em Brasília e aos organismos internacionais ligados a processos eleitorais um aviso informando que a Justiça Eleitoral do Brasil está disponível para receber autoridades internacionais para acompanhamento do 1º turno das eleições.

Segundo o TSE, essa liberação busca reforçar ainda mais os laços de cooperação e amizade entre a Justiça Eleitoral brasileira e as de outros países, já que o Brasil possui uma tradição de recepcionar convidados estrangeiros que desejam acompanhar as eleições do País.

Os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE's) do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Maranhão e São Paulo já se colocaram à disposição do TSE para recepcionar os representantes internacionais. Nas visitas, eles poderão conhecer algumas seções de votação e como é feito o processo de apuração dos votos.

Eleições passadas

No 1º turno das eleições presidenciais de 2006, o País recebeu representantes de 11 países e de organismos internacionais. Já no 2º turno, acompanharam o processo eleitoral, Venezuela, Espanha, República Dominicana, Argentina e São Tomé e Príncipe.
 
Fonte: Terra
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: