Cidadeverde.com

Francisco Costa diz que prioridade em pasta é abastecimento no interior

Imprimir

Em seu último dia a frente da Secretaria de Saúde do Piauí nesta quarta-feira (10), Francisco Costa, - que irá assumir agora o Instituto de Águas -, disse que a orientação do governador Wellington Dias é para que seja priorizado o trabalho de melhoria de abastecimento no interior do Estado.

De acordo com o secretário, cerca de 50 municípios possuem problemas na gestão de distribuição de água e esgotamento sanitário. Ele ressaltou, em entrevista ao Programa Notícia da Manhã de hoje, que a meta é universalizar esse acesso com foco nessas cidades.

“O estado tem muitas dificuldades no setor de abastecimento de água e rede de esgotamento, em que essa deficiência continua. Em Teresina já foi dado encaminhamento com a subconcessão para o gerenciamento desse sistema, então já há perspectiva de melhoria. Agora o interior do estado precisa dessa missão de melhoria e isso é o foco principal que o governador Wellington Dias tem nos dado. Temos vários municípios que têm o gerenciamento de concessão da Agespisa, que apresentam algumas necessidades, mas alguns têm a concessão sendo feita pelas próprias prefeituras. Um sistema autônomo sem funcionamento e gestão adequados”, disse Francisco Costa.

Além disso, o secretário fez um balanço do trabalho a frente da Sesapi e falou da contratação de 174 profissionais para a Maternidade Dona Evangelina Rosa, que aconteceu hoje. 

“Na maternidade, precisava se fazer uma reposição, que na verdade vem sendo feita desde o ano passado, de forma gradativa. O Estado tem essa limitação de gastos e de imediato, partiu para um processo seletivo simplificado, em caráter temporário, até que o definitivo, que é o concurso possa ser feito, acredito que até o ano que vem”, ressaltou. 

 

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais