Cidadeverde.com

Governador entrega nova sede da Junta Comercial do Piauí

Imprimir

O governador Wellington Dias e representantes de entidades parceiras participaram, nesta quarta (31), da entrega das novas instalações da Junta Comercial do Piauí (Jucepi), sediada na Rua Gonçalo Cavalcante, 3359, no bairro Cabral, em Teresina. A solenidade marcou a comemoração dos 125 anos de existência da Junta e um ano da implantação do projeto Piauí Digital, que criou uma ampla plataforma informatizada de interação entre os empreendedores e os órgãos de licenciamento estadual e de demais esferas públicas.

A presidente da Jucepi, Alzeni Porto, pontuou sobre a consonância entre os processos de modernização dos serviços e da estrutura física. “A Junta Comercial não poderia permanecer do jeito que estava, morosa com os seus serviços. Temos que acompanhar o momento. Temos a parte de sistema que funciona plenamente, hoje nossos documentos conseguem ser entregues aos nossos usuários em menos de 24 horas, alguns deles podem ser entregues em até 6 horas. Como não poderia ser diferente as instalações físicas teriam que acompanhar e hoje nós estamos entregando à sociedade do Piauí, principalmente, aos empresários um novo prédio, uma nova instalação”, contou.

O empreendedor que deseja regulamentar seu negócio, cadastra seus dados no sistema Piauí Digital, vinculado à Junta, de onde as informações são repassadas para uma rede de órgãos de licenciamento. Antes, o empresário ou o seu contador deveria se dirigir presencialmente a diversos órgãos, como a ANVISA, o Corpo de Bombeiros, a Receita Federal, a Prefeitura Municipal, e muitos outros. O processo de abertura de empresas que antes durava em média quatro a oito meses dura hoje, com a integração, uma média de 48 horas.

“A Junta é um registro geral da vida de cada uma das empresas  desde o nascer. Trabalhamos para dar respostas mais rápidas, maior agilidade, ou seja, estamos atuando respondendo ao que está chegando hoje. Outro ponto é que nós temos uma base de dados que dá uma segurança para o contador, para as pessoas da área administrativa, para quem vai tomar uma decisão empresarial. A terceira é a descentralização, poder estar mais próximo de onde os empreendimentos estão acontecendo, onde pessoas físicas e pessoas jurídicas precisam desse atendimento. A nossa meta é descentralizar e ampliar ainda mais a capacidade de integração entre os empreendedores e os que prestam serviço aos empreendedores”, afirmou o governador Wellington Dias.

O novo prédio possui três pavimentos, 16 salas, um auditório para plenárias, duas recepções, um hall e garagem, além de um amplo espaço para receber os servidores da junta, bem como empresários e contadores.
Para o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI), Josafam Bonfim, a Jucepi está em um novo momento de sua história. “Acima de tudo, agora temos agilidade nos processos, que era um grande gargalo da classe empresarial. Os processos tramitavam com muita lentidão, era muito arcaico e hoje é um sistema moderno que realmente está resolvendo as demandas da classe contábil e da classe empresarial. Hoje em tempo récorde se tira uma certidão, se registra uma empresa, isso foi muito importante para o Piauí e para nós contadores, acima de tudo”, revela.

Ainda de acordo com o membro do CRC-PI, a Jucepi é destaque nacional em prestação de serviços. “Estamos em pé de igualdade, inclusive, no ranking das Juntas Comerciais à nível de integração, a Junta do Piauí está bem destacada”, informou.  A Jucepi subiu, no ranking da Receita Federal, da 19ª posição em 2015 para a 6ª posição em 2017 entre as Juntas Comerciais brasileiras.

Momento para empreender
Segundo a presidência, a nova Jucepi representa um novo momento para o empresariado e para o estado no enfrentamento à crise econômica. “Melhorando os serviços, melhoramos o ambiente de negócios. E esse ambiente de negócios está favorável. O momento é esse, as pessoas muitas vezes se detém a falar em crise. Na verdade, é na crise que encontramos oportunidade, é nesse momento que nós temos que reinventar e descobrir o caminho melhor”, sugere Alzeni.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Jucepi