Cidadeverde.com

Vereador defende que hospital seja transformado em unidade de atendimento à mulher

Imprimir


O Hospital Municipal Dr. Mariano Gayoso Castelo Branco, situado na região da Santa Maria da Codipi, zona Norte da Capital, pode ser transformado no Hospital da Mulher de Teresina. O médico e vereador Luiz Lobão (PMDB), defensor da proposta, destaca que o hospital é atualmente subutilizado e que Teresina não tem cobertura médica para casos ginecológicos. 

"Na Capital, temos um problema de assistência ginecológica para as pacientes, para tratar patologias relacionadas à mulher. Por exemplo, mulheres com nódulo de mama e cisto de ovário vão para o HUT, mas lá não temos um ginecologista de plantão. Temos uma população com quase R$ 1 milhão de habitantes e várias pacientes precisam de atendimento nessa área", destaca o vereador que, recentemente, discutiu a proposta com o prefeito Firmino Filho (PSDB). 

A adaptação do hospital em uma unidade especializada no atendimento à mulher inclui a construção de um centro cirúrgico e enfermarias para o pós-operatório. 

"Não é tão complicado e não sai tão caro. A estrutura física do hospital é excelente, apesar de ser pouco utilizado. Aquele hospital podia dar uma resposta melhor para Teresina", reitera.

Para o vereador, a criação do espaço especializado no atendimento à população feminina anunciado para funcionar dentro do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (Cisla) não resolve a demanda das pacientes.

"Esse Centro proposto para ser construído no Lineu seria muito restrito, pois a mulher teria o diagnóstico mas não poderia fazer lá o tratamento", finaliza Lobão.

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais