Cidadeverde.com

FMS tem nove mil doses da vacina contra gripe; postos estão abastecidos

Imprimir

Teresina possui nove mil doses da vacina contra a gripe. A informação é da Fundação Municipal de Saúde (FMS) que confirmou que todos os 104 postos estão abastecidos. A partir de segunda-feira(05), todas as pessoas poderão ter acesso à uma dose, após liberação do Ministério da Saúde.

Apesar de a procura está abaixo da média, a liberação da vacina contra a gripe para toda a população preocupou a FMS. Segundo Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação, a medida altera toda a rotina estabelecida.

"Altera todo o trabalho planejado. A procura está pouca, vamos fazer indiscriminado, ver o que vai acontecer e tentar resolver na hora", afirma, ainda sem saber mais detalhes de como procederá a campanha, prorrogada até o dia 9 de junho.

O presidente da FMS, Sílvio Mendes, resumiu em dizer: "bom para todos". 

A coordenadora adiantou que 150 mil doses já foram aplicadas em Teresina. Já em relação ao Estado, a Secretaria de Saúde informou que 73% da meta já foi atingida.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe segue até a próxima sexta-feira (9), e não será mais prorrogada, segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros. 

A imunização protege contra os três sorotipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano: H1N1, H3N2 e Influenza B.

Número de casos foi alto em 2016

Em 2016, houve 12.174 casos confirmados de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza no país. A SRAG é uma complicação da gripe. Houve ainda 2.220 mortes, número alto em comparação a anos anteriores. Do total de óbitos, a maioria (1.982) foi por influenza A/H1N1. Este foi o maior número de mortes por H1N1 desde a pandemia de 2009, quando 2.060 pessoas morreram em decorrência do vírus no Brasil.

 


Flash de Herlon Moraes
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais