Cidadeverde.com

Dia de Corpus Christi tem missas, procissão e tapete em Teresina

Imprimir

O dia de Corpus Christi, em português Corpo de Cristo, foi celebrado nesta quinta-feira (15) em Teresina com a tradicional confecção do tapete, celebrações de missas e a procissão de adoração ao Santíssimo Sacramento. 

Na tarde de hoje, fies lotaram a Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, para acompanhar a santa missa presidida pelo arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito. Em seguida, eles seguiram em procissão até a Igreja São Benedito, no Centro. 

O Corpus Christi tem como objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia.

A Santa Missa é o memorial da paixão, morte e ressurreição de Cristo. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da terra prometida e a adoração ao Santíssimo Corpo de Cristo é um dos gestos mais profundos de comunhão que podemos estabelecer com Cristo.
Confecção dos tapetes

A festa de Corpus Christi remete século XIII. No ano de 1264, o Papa Urbano IV estendeu esta solenidade para toda a igreja. Neste mesmo período surgiu também a procissão com o ostensório (que carrega o Corpo de Cristo), por ruas enfeitadas nas cidades e aldeias. Os tapetes confeccionados expressam a fé e o amor do povo cristão por Jesus que volta a passar pelas ruas das cidades e lugarejos.


Foto: Arquidiocese de Teresina

 

Da Redação
Com informações da Arquidiocese de Teresina 
[email protected] 

  • corpus-5.jpg Fotos: Frankinaldo Candeia/TV Cidade Verde
  • corpus-4.jpg Fotos: Frankinaldo Candeia/TV Cidade Verde
  • corpus-3.jpg Fotos: Frankinaldo Candeia/TV Cidade Verde
  • corpus-2.jpg Fotos: Frankinaldo Candeia/TV Cidade Verde
  • corpus-1.jpg Fotos: Frankinaldo Candeia/TV Cidade Verde
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais