Cidadeverde.com
Geral

Carlos Nathan e José Itamar disputam vaga da APL em segundo turno neste sábado

Imprimir

Acontecerá neste sábado (1º) a eleição em segundo turno para a cadeira de número 24 da Academia Piauiense de Letras. A vaga é disputada pelos escritores Carlos Nathan Sousa Soares e José Itamar Abreu Costa. Ao todo, 39 membros da APL estão aptos a votar para escolher o sucessor do desembargador Paulo Freitas, falecido no dia 23 de janeiro deste ano.

Durante a eleição em primeiro turno, ocorrida no dia 10 deste mês, Carlos Nathan Sousa Soares e José Itamar Abreu Costa receberam a maioria dos votos, 12 e 10, respectivamente. Porém, como nenhum atingiu a maioria absoluta, a confirmação deverá vir no próximo sábado. 
 
Além dos candidatos Carlos Nathan Sousa Soares e José Itamar Abreu Costa, disputaram a vaga com os escritores Dário de Paulo Castro, Diego Mendes de Souza, Francisco Meton Marques de Lima e Kenard Kruel Fagundes dos Santos. 
 
"Estamos realizando o segundo turno para eleger o nosso novo imortal. É um momento em que a nossa academia recebe um novo membro, um momento de festa em que comemoramos o centenário desta instituição que trabalha pelo desenvolvimento da cultura do Estado, enaltecendo sempre a literatura piauiense", destaca Nelson Nery Costa, presidente da Academia.
 
Veja breve perfil dos dois candidatos:

Carlos Nathan Sousa Soares
Nasceu em Teresina (1973). É Tecnólogo em Marketing, escritor, acadêmico, professor, poeta e letrista. Integra várias antologias e é vencedor de vários prêmios literários, dentre eles o Prêmio Assis Brasil 2013, o Prêmio LiteraCidade 2013, o Prêmio Machado de Assis 2015 (Confraria Brasil-Portugal) e o Prêmio José de Alencar 2015, da União Brasileira de Escritores – UBE. Foi finalista do Prêmio Jabuti 2015. É autor dos livros O Percurso das Horas (Edição do autor, 2012), No Limiar do Absurdo (LiteraCidade, 2013), Sobre a Transcendência do Silêncio (LiteraCidade 2014), Um Esboço de Nudez (Penalux, 2014), Mosteiros (Penalux, 2015) e Nenhum Aceno Será Esquecido (Penalux, 2015), seu primeiro romance.
 
José Itamar Abreu Costa
Idealizou e instalou a Academia Longaense de Letras, Cultura, História e Ecologia (IALLCHE), com sede na invicta Alto Longá, quando resgatou à posteridade a importância dos valores culturais que constituem a história vitoriosa da cidade de Nossa Senhora dos Humildes. Os seus colegas de médicos também reconheceram o valor do cardiologista José Itamar Abreu Costa quando consagraram seu nome para a vice-presidência da Academia de Medicina do Piauí, biênio 2013/14. Entre suas obras estão Um Hospital de Excelência no Céu e Coronárias do Tempo.

Da Redação
[email protected]

Tags: APL
Imprimir