Cidadeverde.com

Jornal do Piauí: baixe aqui sua planilha orçamentária pessoal

Imprimir

O quadro 'Para Onde Vamos' com Eli Lopes desta quarta-feira (12) traz a tona a discussão sobre o orçamento pessoal das famílias. Impulsionado pelo crescimento no endividamento das pessoas e na inadimplência no Estado, o assunto se tornou um dos mais discutidos da atualidade. Até o Governo do Estado, preocupado com a situação, criou o próprio curso de gestão financeira voltado para os servidores estaduais.

Pela primeira vez o Cidadeverde.com, em parceria com a TV Cidade Verde oferece o download gratuito de uma planilha orçamentária pessoal. Com ela você pode começar a organizar as suas finanças e melhorar a economia e o planejamento financeiro da sua vida. A planilha foi elaborada pela BM&FBovespa (antiga Bolsa de Valores de São Paulo) e traz todos os setores e tipos de despesas que devem ser aplicados no dia-a-dia para um uso saldável dos recursos.

BAIXE AQUI SUA PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PESSOAL

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PESSOAL - PDF
PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PESSOAL - EXCEL

Com base na planilha e nas explicações do professor de Economia e Finanças da Universidade Federal do Piauí, Francisco Tavares, o telespectador pode coordenar as suas finanças e organizar os seus gastos para poder economizar e realizar novos sonhos.

Além da planilha trazemos dicas de aplicativos de celular que podem ser usados para controlar os seus gastos. Escolha sua preferência e organize-se economicamente. Colocar na ponta do lápis, em um app, ou em uma planilha de computador todas as despesas e receitas é o primeiro passo de qualquer projeto financeiro, seja ele eliminar as dívidas, comprar um imóvel, ou algo mais ousado, como alcançar o primeiro milhão.Para te ajudar nessa tarefa reunimos as melhores ferramentas testadas pela equipe da Revista Exame com planilhas de Excel e até livros, que atendem aos mais diferentes perfis, desde os mais conectados até aqueles que preferem anotar tudo no papel. Navegue pelas fotos e veja qual delas mais combina com você. 

 
1. Wally+ - Para quem gosta de medir desempenho
 
 
O principal diferencial do aplicativo Wally+ é que ele permite ao usuário comparar sua situação financeira com a de pessoas com perfis semelhantes. A ferramenta também inclui a possibilidade de marcar amigos ao inserir novas despeas, adicionar fotos e avaliar locais. O objetivo é não apenas saber para onde vai o dinheiro, mas com quem e de que forma está sendo gasto. Disponível para iOS e Android.
 
2. Microsoft Office - Para quem não abre mão das planilhas de Excel
 
 
Nas versões 2010, 2013 e 2016 o Excel disponibiliza diferentes tipos de planilhas de orçamento pessoal. Basta abrir o programa e clicar em “Novo” no menu principal do Office. O programa abrirá então a janela “Nova pasta de trabalho”, na qual o próprio Excel sugere modelos de planilhas de orçamento prontos. Dependendo da versão do seu programa, será necessário clicar no ícone “Modelos”. Outra opção ainda é acessar o site do Office, que também oferece diversas opções de planilhas de orçamento. 
 
3. Moneywise - Para quem tem uma forma única de se organizar
 
 
O Moneywise permite colocar etiquetas customizadas em cada gasto, como “trabalho", "lazer" e "férias". O objetivo é facilitar a filtragem dos dados e ajudar na análise das despesas. O app não exige acesso à internet para acessar informações e permite incluir gastos em diversas moedas, com taxas de conversão que podem ser configuradas manualmente. Disponível para iOs e Android.
 
4. GuiaBolso - Para quem busca praticidade
 
 
Ao inserir os dados das suas contas bancárias, o aplicativo GuiaBolso organiza todas as informações, como o valor do salário, as despesas realizadas e os extratos de cada cartão. O app também atualiza cada transação automaticamente, por isso é uma ótima opção para quem não tem disciplina para anotar todos os gastos. O GuiaBolso fechou o ano de 2015 com 1,5 milhão de usuários e foi escolhido como o melhor app de finanças pelo Google Play. O app também foi destaque na Apple Store e na Google Play por várias semanas seguidas ao longo de 2015. Recentemente, o GuiaBolso também lançou um novo recurso que permite consultar pelo próprio app se o usuário está com o nome sujo. O app também mpliou sua rede de conexão automática, incluindo a Caixa Econômica Federal e cartões independentes, como Nubank, Amex e ItauCard (ItauCard 2.0 TAM Fidelidade, Extra Mercados, Tudo Azul, Pão de Açúcar, TIM e Hipercard). Pode ser acessado nas versões para web, Android ou iOS.
 
5. Money Lover - Para quem quer monitorar dívidas
 
 
O destaque do aplicativo Money Lover é a sua funcionalidade Gestão de Dívidas, que utiliza os contatos da agenda do celular, localização geográfica, imagens e eventos criados dentro do app para detalhar cada transação, que pode ser compartilhada com conhecidos. A ferramenta facilita o acompanhamento de eventuais empréstimos entre amigos. O aplicativo ainda permite criar alertas para transações e faz backup, exporta e sincroniza dados com o Dropbox. Disponível para iOs, Android e Windows Phone.
 
6. Finance - Para arquivar recibos
 
 
O app Finance permite fotografar e anexar documentos, como cupons fiscais e comprovantes de pagamentos, para associá-los às despesas anotadas. As transações podem ser classificadas por centro de custo para facilitar a análise de resultados. Ao fazer uma viagem, por exemplo, é possível criar um centro de custo para separar as despesas desse evento das demais. Além disso, possui um sistema de notificações para contas a pagar e permite anotar os gastos não só em reais como em outras moedas. Ainda que o app seja disponível para iOS e Android, nas avaliaçãoes feitas no Google Play usuários relatam que a versão para Android é muito inferior à versão para iOS.
 
7. Gerenciador Financeiro - Para quem busca personalização
 
 
O aplicativo Gerenciador Financeiro cria limites de gastos por mês, dia ou um período específico e também permite ajustar operações periódicas. Sincroniza dados em vários dispositivos e está disponível para Android.
 
8. Idec - Para quem prefere recorrer a instruções
 
 
Com diversas instruções de uso, a planilha do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) é indicada para quem se sente um pouco perdido ao usar planilhas do Excel.  A planilha possui códigos que identificam a classe de gasto da despesa realizada e mostram se o valor movimentado foi uma entrada ou saída. Assim, o próprio documento mostra um resumo das despesas e receitas e indica qual classe de gasto tem comprometido mais as contas. Possui também uma aba destinada às "aplicações”, que pemite observar a evolução dos investimentos e outra que compara os gastos previstos e realizados. 
 
9. Kakebo - Para quem gosta de agendas
 
 
Kakebo é uma palavra em japonês que significa “livro de contas para a economia doméstica”. Sucesso no Japão, onde mais de um milhão de exemplares são vendidos anualmente, a agenda financeira foi traduzida para o português e publicada pela editora BestSeller. Além de possuir tabelas para anotar os gastos e as despesas, também tem espaços dedicados à reflexão sobre os êxitos, esforços e fracassos de cada mês. Como as páginas vêm divididas com os dias da semana, sem datas específicas, é possível iniciar os registros em qualquer mês. O livro é recheado de dicas sobre controle financeiro e traz ensinamentos baseados nos métodos orientais de organização.  
 
10. Orçamento Inteligente 
 
 
Inspirado no design do bloco de notas do iPhone, o app Orçamento Inteligente 2 permite usar planilhas como listas de compra para projetos. Além disso, é possível sincronizar os dados inseridos em diferentes aparelhos e compartilhar o orçamento com toda a família. Disponível para iOS, com suporte para iPad. 
 

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais