Cidadeverde.com

FMS garante tratamento de câncer pelo SUS: 'até quando não sei', diz Sílvio

Imprimir

Após ser alvo de impasse, os atendimentos a pacientes com câncer através do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital São Marcos estão garantidos. Porém, de acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes, o problema sobre os repasses do Ministério da Saúde continua. Silvio Mendes afirma que a problemática ainda não tem uma solução definitiva.

Para Silvio, a questão está apenas “remediada” no momento. “Os hospitais continuam recebendo os pacientes. Até agora está remediado. Até quando eu não sei”, admitiu o presidente.

Ele afirmou, com dureza nas palavras, que deixar de atender esses pacientes pelo SUS é uma violência. “Violência não é só atirar nos outros, não. Deixar de atender os direitos é violência também. [...] O hospital continua atendendo. Segunda-feira agora a gente está recebendo um técnico do Ministério da Saúde para pode encontrar uma solução. Vai ter que encontrar uma solução”, afirmou o presidente.  

Segundo Sílvio Mendes, o hospital alega, com razão, que o Hospital não recebe pagamentos correspondentes a seus custos por muitos procedimentos e atendimentos que são feitos. “Como é que você pode pedir para um prestador de serviço trabalhar recebendo um preço menor do que ele gasta. Ou ele vai roubar, ou não vai fazer direito. Tem que ter uma remuneração correspondente que garanta esse atendimento”, questiona o presidente. 

Sílvio Mendes entende que essa remuneração, que não está sendo feita a contento, é uma atribuição que cabe somente ao Ministério da Saúde. “Partiria do ministério da Saúde, que tem a responsabilidade de fazer uma tabela de remuneração dos procedimentos. Só ele pode”. Essa é uma questão nacional, não é só Teresina, porque tem menos dinheiro do que é necessário. A causa está nisso.

Entenda o caso 

No final do mês passado, o Hospital São Marcos suspendeu os atendimentos de pacientes com câncer, nos casos de intercorrências de baixa e média complexidade. Após negociações com a FMS, os atendimentos foram retomados, mas o imbróglio continua. 

O HSM alegou que está hoje oferecendo 90% desses atendimentos para pacientes com câncer pelo Sus, sendo que o obrigatório por lei – já que ele é um hospital filantrópico – é de disponibilizar até 60%. O São Marcos afirma que não pode manter esse patamar, pois vem acumulando prejuízos que ameaçam a sua sobrevivência.

Com a decisão, a rede hospitalar da capital teria que assumir este tipo de atendimento, para não deixar a população sem assistência, mas a Prefeitura alega que também não tem recursos. Motivo pelo qual o técnico do Ministério da Saúde está vindo a Teresina, para conhecer a realidade e vislumbrar uma solução, que pode ser o aumento no repasse de recursos via governo federal.

 

Flash de Gracyane Sousa 
Lyza Freitas (Da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais